HoloLens já está sendo enviado para parceiros da Microsoft [Build 2016]

Por Felipe Demartini RSS | em 30.03.2016 às 14h10

Hololens

A Microsoft levou uma surpresa bastante aguardada para o palco do Build 2016, sua conferência anual focada nos desenvolvedores de software. No keynote de abertura do evento, a companhia anunciou que começa a enviar nesta quarta-feira (30), as primeiras unidades do HoloLens para seus parceiros de produção, que poderão começar a colocar as mãos na plataforma e criar experiências para ela.

A chegada do aparelho de realidade aumentada e virtual aos parceiros de desenvolvimento vem acompanhada de um novo kit de desenvolvimento. Chamado de Galaxy Explorer, o sistema de código aberto é o resultado de todo o trabalho que a Microsoft realizou até agora com o HoloLens, e deve facilitar a vida dos entusiastas na hora de começar a trabalhar com a plataforma.

Hololens

O uso, entretanto, é livre. Seguindo sua política de abertura e integração, a fabricante revelou que está abrindo completamente todo o código do HoloLens, permitindo que os desenvolvedores decidam entre criar suas próprias tecnologias para a plataforma ou utilizar os progressos que já foram feitos até agora na hora de trazer suas próprias experiências e ideias para o dispositivo.

Algumas das ideias que já estão em andamento foram exibidas no palco. Em uma demonstração ao vivo, a Microsoft mostrou como o HoloLens pode ser usado em aulas de medicina e anatomia. Uma versão em tamanho real do corpo humano, por exemplo, pode ser manipulada e modificada pelos alunos, enquanto professores podem se conectar de forma remota e fazer o mesmo como se estivessem efetivamente na sala.

Hololens

A NASA também continua como uma das principais parceiras da Microsoft no mundo da realidade virtual e aumentada. A agência espacial afirmou estar usando o HoloLens como um de seus principais auxílios para pesquisas científicas na Estação Espacial Internacional, sem que a limitação de espaço interfira tanto. 

Além disso, na Terra, o desenvolvimento de tecnologias de lançamento de foguetes também conta com uma grande ajuda do HoloLens, assim como o planejamento de missões de exploração de Marte, com os responsáveis criando rotas e marcando pontos de interesse como se estivessem efetivamente lá – e para isso, contam ainda com uma versão digital do astronauta Buzz Aldrin.

As expectativas quanto a datas de lançamento ou preços, entretanto, foram frustradas. O headset ainda parece distante de chegar às mãos do consumidor final e a Microsoft simplesmente não falou sobre esse assunto, preferindo dar foco às experiências e a ideia de que, agora, o dispositivo deve começar a tomar forma com a ajuda dos parceiros de desenvolvimento.

A Build 2016 está acontecendo em São Francisco, nos Estados Unidos. A conferência vai até o dia 1º de abril com painéis e apresentações dedicadas a desenvolvedores. A cobertura completa você acompanha aqui no Canaltech.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome