Creators Update, HoloLens e Surface Studio: destaques do evento da Microsoft

Por Redação | em 26.10.2016 às 21h54

A Microsoft acaba de anunciar o nome da próxima grande atualização do Windows 10: Creators Update. Durante um evento que aconteceu hoje em Nova York, a empresa detalhou alguns dos principais recursos que o update trará para o sistema operacional. E também anunciou novos produtos, como o Hololens para Windows 10 e o Surface Studio, um PC All in One que promete mudar a experiência do usuário.

Windows 10 Creators Update

A atualização será gratuita para usuários do sistema operacional e estará disponível no início de 2017, ainda sem uma data específica, mas adeptos do programa Windows Insiders e desenvolvedores terão acesso antecipado. A Microsoft quer que os usuários comecem a pensar nos seus produtos como mais do que apenas ferramentas de produtividade, e sim uma maneira de expressar suas ideias. O Creators Update será baseado em três pilares: 3D, realidade mista (aumentada e virtual); e jogos e transmissões 4K. E a ideia é fazer com que a produção 3D seja tão fácil quanto tirar uma foto. A Microsoft tem o ambicioso plano de substituir o 2D pelo 3D com a nova versão do seu sistema operacional, tornando a realidade virtual algo mais próximo do nosso cotidiano.

A empresa apostou no "3D para todos", dizendo que podemos esperar recursos 3D em muitos aplicativos, jogos, incluindo o esperado Paint 3D. Atualmente, mais de 100 milhões de pessoas usam o Paint a cada mês, e agora a famosa ferramenta de criação simples e fácil de usar também vai se beneficiar do 3D com o Creators Update. O Windows 10 agora vai trabalhar em parceria com outros dispositivos, como o seu smartphone, para capturar e digitalizar imagens em 3D para serem trabalhadas no novo Paint e, por fim, imprimi-las em impressoras tridimensionais. Para complementar a experiência, um repositório online com objetos 3D também foi anunciado. As imagens disponíveis incluem até mesmo aquelas feitas por jogadores do popular game Minecraft.

HoloLens

Como parte desta estratégia de investir no 3D, a Microsoft acaba de anunciar uma parceria com cinco fabricantes que irão desenvolver o novo HoloLens conectado ao Creators Update. A parceria envolve a HP, Dell, Lenovo, Asus e Acer. E, para os que acham que o Oculus Rift ou o HTC Vive são sonhos muito distantes devido ao valor alto, os novos óculos de realidade virtual da Microsoft começarão a ser vendidos a partir de US$ 299 em modelos variados para serem utilizados com suas suítes de aplicativos e funcionalidades apresentadas durante o evento.

Ainda de acordo com a Microsoft, os novos modelos do Hololens virão com o HoloTour, software capaz de transportar o usuário para diversos lugares e países ao redor do mundo através de visões panorâmicas de 360 graus.

Surface Studio

Outro anúncio da tarde foi o esperado Surface Studio, novo PC all-in-one. O desktop é a grande aposta da empresa e promete mudar a experiência do usuário. Seguindo a premissa adotada na nova atualização do seu sistema operacional, o Windows 10 Creators Update, o Surface Studio também é focado em criatividade e tecnologia 3D. Para isso, ele conta com suporte multitouch, é alimentado por uma placa de vídeo NVIDIA GTX 1080, possui 32 GB de RAM e 2 TB de armazenamento.

O all-in-one também vem acompanhado de um display PixelSense de 28 polegadas, com 13,5 milhões de pixels (em comparação com 8,3 milhões da tecnologia 4K) que oferece mais de 1 bilhão de cores possíveis e proporção 3:2.

O monitor conta ainda com uma tecnologia de escala real, que permite ao usuário visualizar as coisas em seu tamanho verdadeiro, algo que pode facilitar a vida na hora de imprimir imagens. 

O Surface Studio também oferece suporte à  Surface Pen, uma caneta que pode ser uma mão na roda para profissionais gráficos. Mas quem realmente roubou a cena foi o Dial, um acessório diferentão que, quando colocado na tela do Studio, abre um menu ao seu redor. Neste menu é possível encontrar diferentes opções de cores quando um aplicativo de pintura está aberto, por exemplo. Cada app pode criar ferramentas personalizadas para trabalhar em parceria com o Surface Dial. Basta girar o acessório para controlar o que aparece na tela.

Embora ele tenha sido apresentado em parceria com o Studio, o Dial também será compatível com o Surface Pro 3, Surface Pro 4 e Surface Book.

E aí? Gostou das novidades? Conte para nós nos comentários!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome