Recompensa de mineradores de Bitcoin cairá pela metade

Por Redação | em 08.07.2016 às 15h25

BitCoins

Uma mudança nas regras do mercado de Bitcoins deve tornar menos lucrativa a vida dos mineradores da moeda virtual. A partir deste sábado (09), vai cair o valor de recompensas pagas pelo processamento de blocos, que validam as transações realizadas mundialmente e dependem de cálculos matemáticos e processamento virtual.

A mudança faz parte do sistema idealizado pelo misterioso Satoshi Nakamoto e existe desde que elas entraram em circulação, em fevereiro de 2009. Como forma de controlar o suprimento de moeda disponível e também a inflação decorrente disso, o sistema prevê um corte pela metade na recompensa dada aos mineradores sempre que 210 mil blocos forem processados. Isso acontece a cada quatro anos. Sendo assim, os mineradores que hoje recebem 25 Bitcoins a cada bloco trabalhado passam a receber 12,5 unidades.

A “entrega” de dinheiro foi criada como forma de recompensar os entusiastas das Bitcoins a ajudarem no andamento da plataforma. O processamento de um bloco significa que as transações que são realizadas pelo sistema estão sendo validadas, e uma vez certificadas por mais de 50% dos mineradores, passam a constar em um registro junto com os passados. O último minerador registrado na verificação recebe uma recompensa em moedas, garantindo que mais dinheiro entre em circulação de forma oficial.

Apesar de não ter uma autoridade centralizadora e tradicional, as Bitcoins funcionam como qualquer outra moeda comum – se houver muito dinheiro circulando, ele vale menos. Daí a ideia de modificar a recompensa a cada quatro anos ou 210 mil blocos processados, de forma a controlar a “impressão” e manter o valor de mercado. A mudança nas regras vale para todos os mineradores, não importando a região em que atuam.

Recentemente, as Bitcoins passaram por uma de suas maiores altas dos últimos tempos, diante da queda no valor do Yuan chinês e do Euro, como decorrência da decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia. No momento em que esse texto é escrito, cada unidade de Bitcoin está valendo R$ 2,3 mil.

Fonte: CoinBR

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome