Na China, trabalhadores da indústria tech são estimulados a "morar" nas empresas

Por Redação | em 16.05.2016 às 07h37

Trabalho China

Que a China é o maior produtor de eletrônicos do mundo, isso não é novidade. O que pode surpreender é que esse setor não só continua a crescer como se depara atualmente com um desfalque de mão de obra, gerando sobrecarga aos trabalhadores que já estão no setor.

O volume de trabalho extra e o crescimento desse setor da indústria têm levado startups chinesas a disponibilizarem leitos e instalações de banho para seus funcionários. Essas instalações não são, no entanto, meros quartos de repouso: os funcionários são encorajados a, literalmente, morar na empresa durante a semana de trabalho.

"As empresas da indústria de internet na China têm crescido a um passo extremamente rápido. Eu estive nos Estados Unidos e o ambiente competitivo de lá não é tão intenso como na China", comenta Cui Meng, gerente e cofundador da empresa de dados Goopal.

O fotógrafo da Reuters Jason Lee foi até algumas dessas empresas para registrar essa realidade. Confira alguns registros. 

Trabalho China

Em empresas que os funcionários trabalham depois da meia-noite, como a BaishanCloud, beliches são disponibilizados para os empregados dormirem durante a semana de trabalho.

Trabalho China

Engenheiros de TI e programadores frequentemente trabalham horas extras, "Hora extra é algo corriqueiro porque eu investi toda a minha vida nesta companhia", diz o programador Xiang Shiyang à Reuters. 

Trabalho China

Funcionários da Goopal podem descansar depois do almoço. 

Trabalho China

Dormitórios como este são oferecidos no escritório da DouMiYouPin. Aqui, os engenheiros de TI descansam após o fim do expediente à meia-noite. De acordo com a Reuters, os dizeres na parede significam "Deus recompensa os diligentes".

Trabalho China

Na RenRen Credit Management, os funcionários podem dormir em camas dentro do próprio escritório.

Trabalho China

Com tantas horas de trabalho, as refeições são geralmente compartilhadas entre os funcionários. Acima, os empregados da RenRen Credit Management se alimentam depois do fim do expediente à meia-noite.

Via Business Insider

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome