Cofundadores do Skype criam “drone terrestre” para entregas

Por Redação | em 07.11.2015 às 13h05

Starship Technologies

Muito se fala sobre os drones e nas dificuldades de se controlar a utilização de aeronaves nãotripuladas de forma a trazer segurança para quem está embaixo. Foi justamente para fugir desse desafio que a Starship Technologies, uma startup criada pelos cofundadores do Skype, desenvolveu uma espécie de “drone terrestre” para realizar entregas pelo solo.

O robô com seis rodas é capaz de trafegar em calçadas e ruas de asfalto, realizando entregas de compras, mercadorias e produtos farmacêuticas de maneira rápida e totalmente automática. O sistema funciona a partir de GPS e rotas pré-mapeadas – o drone precisa conhecer a região em que está trafegando antes de seguir em frente –, fazendo o caminho a uma velocidade de no máximo 6 quilômetros por hora, o que por si só já exclui o risco de acidentes e atropelamentos.

Toda a operação é monitorada a partir de uma central e, caso o robô encontre um obstáculo inesperado, ele para imediatamente e fica aguardando ser controlado. Remotamente, um funcionário da companhia responsável pela venda pode usar câmeras para manobrar o veículo e devolvê-lo à rota original para que continue sozinho.

Para garantir a segurança na operação, a venda e pagamentos são feitos online, enquanto o compartimento usado para transporte somente pode ser aberto pelo celular do comprador. E o melhor de tudo: o custo de frete é praticamente zero, já que o robô foi feito para trafegar curtas distâncias, de no máximo 30 minutos, e funciona com eletricidade a partir de uma bateria de grande autonomia. Esse aspecto foi um dos focos dos criadores na hora de desenhar o projeto e iniciar a Starship Technologies.

Contudo, a obra de Ahti Heinla e Janus Friis não escapa de esbarrar em entraves burocráticos. Em muitos países da Europa e também nos Estados Unidos, carros autómatos precisam de regulação para trafegar mesmo nas calçadas, algo que já está sendo solucionado pela Starship Technologies. A empresa pretende iniciar testes localizados do sistema de entregas no ano que vem e colocar a novidade para funcionar efetivamente em 2017.

Fontes: Starship Technologies, Business Insider

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome