Audi "treina" carros autônomos para que tenham "maneiras humanas"

Por Redação | em 13.05.2016 às 19h26

Audi RS 7

Às vezes, dirigir de forma segura vai além de respeitar as regras à risca. Por isso a Audi, que já vinha testando carros desse tipo há alguns anos, começou a treinar seus modelos autônomos para executarem suas tarefas de condução bem "à moda humana".

Primeiramente, os objetivos dos testes com os modelos A7, apelidados de Jack, eram explorar a comunicação car-to-x, que conecta os carros remotamente com outros veículos e equipamentos para compartilhar informação sobre os ambientes de rodagem. Por exemplo, ser notificado de um bloqueio na estrada antes de que o obstáculo entrasse no raio dos sensores do próprio carro, ou ser conduzido por vias alternativas automaticamente em caso de lentidão. 

O que nos chama a atenção, no entanto, são os esforços da montadora em fazer com que Jack coexista com os motoristas humanos de forma harmoniosa. Para isso, foram incorporados no novo modelo comportamentos que permitam que ele se dirija de forma mais "natural". Por exemplo, demonstrar intenções antes de tomar uma ação, como se aproximar da faixa pintada antes de mudar o lado da pista – uma ação típica dos motoristas humanos. Outro exemplo é dar mais espaço para veículos maiores como caminhões.

No entanto, isso não é muito novo. A empresa HERE, adquirida pela própria Audi, BMW e Daimler, já havia previsto que veículos autônomos deveriam diminuir a precisão robótica para evitar desconfortos com motoristas e passageiros. Utilizando a mesma tecnologia para rastrear congestionamentos, a HERE podia classificar motoristas com escores que iam de cautelosos a agressivos. 

Apesar de estarmos longe de um Audi completamente autônomo, a montadora se comprometeu recentemente em garantir inovações do tipo. Por exemplo, com o modelo A8-2018, que será vendido em 2017, ela pretende incluir piloto autônomo para rodovias pré-determinadas.

Fonte: SlashGear

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome