A internet descobre a Cuca e Brasil cria o meme tipo exportação

Por Redação | em 19.06.2017 às 11h07

Cuca

O Brasil é, sem sombra de dúvidas, a terra dos memes. Até já entramos em guerra com outros países e saímos vencedores, provando que somos realmente o lugar em que há as melhores piadas de internet. E, agora que mostramos ao mundo nossa superioridade quando o assunto é meme, chegou o momento em que começamos a exportar piadas para outros lugares. Depois da Nazaré confusa conquistar as redes sociais internacionais, outra figura tipicamente tupiniquim vem fazendo sucesso na gringa. No caso, a Cuca.

Sim, a bruxa que assustou gerações em Sítio do Pica-Pau Amarelo e figura clássica de nosso folclore ganhou vida nova na internet. Como não poderia deixar de ser, tudo começou no Twitter, quando alguém compartilhou um GIF da bruxa e os gringos adoraram o que viram. E não é difícil imaginar o porquê, afinal estamos falando de um boneco gigante de jacaré, de peruca loira e bastante efusiva na hora de gesticular — ou simplesmente lembrar uma adolescente na hora de falar. Além disso, a última encarnação da bruxa na TV tinha formas bem mais femininas, diferente do boneco original que era só medonho.

Todas essas características ajudaram a fazer com que a Cuca gerasse uma infinidade de GIFs para cada situação. Seja na hora de mandar indireta para as inimigas ou mesmo reclamar de alguma coisa. Em pouco tempo, ela chegou a se transformar em um ícone gay, representando várias gírias usadas pela comunidade LGBT.

A popularidade da personagem escalonou de uma forma tão rápida que ela logo apareceu em artigos no BuzzFeed internacional e ganhou sua própria página no Know Your Meme, a enciclopédia global destinada aos memes mais famosos da internet.

O mais curioso é que esse movimento bastante curioso ajudou a resgatar algo que boa parte dos próprios brasileiros desconhece, principalmente essas novas gerações. O seriado do Sítio do Pica-Pau Amarelo teve sua última versão exibida no início dos anos 2000 e há uma enorme parcela de jovens que simplesmente viu no meme da Cuca uma oportunidade de conhecer um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira. E, de quebra, se reaproximou do nosso próprio folclore, que quase sempre é jogado à revelia e tratado como algo menor. No caso, foi preciso ele virar piada na internet para a gente lembrar que ele existe e que pode render ótimas histórias — incluindo de humor.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome