Sistema "à la J.A.R.V.I.S." criado por Mark Zuckerberg será revelado em setembro

Por Redação | em 30.08.2016 às 14h56

Homem de Ferro

No último réveillon, Mark Zuckerberg mostrou que é gente como a gente e fez algumas promessas que ele esperava cumprir em 2016. Uma delas era criar uma inteligência artificial (IA) semelhante ao J.A.R.V.I.S. do Homem de Ferro. E por mais futurista que isso pareça, tudo indica que o jovem executivo está pronto para mostrar uma versão funcional desse sistema.

Em uma sessão de perguntas e respostas nesta segunda-feira (29), em um evento nos escritórios do Facebook em Roma, na Itália, Zuck deu detalhes de como está o andamento do projeto. "[O sistema] começou a me deixar fazer coisas realmente divertidas, e estou pesando em como vou apresentá-lo ao mundo", disse. Segundo o bilionário, ele espera revelar uma demo do mecanismo agora em setembro, mas não sabe como ou onde isso será demonstrado.

As tais "coisas divertidas" citadas por Zuckerberg ainda não se comparam aos complexos efeitos especiais do assistente de Tony Stark nos cinemas, que assume quase todas as tarefas tecnológicas relacionadas às ações do herói nas telonas. Contudo, muitos avanços foram feitos, entre eles a possibilidade da IA reconhecer o rosto dele e de sua esposa, Priscilla Chan, para que ambos consigam entrar na própria casa.

"Ele vê meu rosto e me deixa entrar, então isso é bem divertido. Eu consegui chegar a um ponto no qual posso controlar as luzes, os portões e a temperatura [de casa], para infelicidade da minha esposa, que agora não consegue controlar a temperatura da casa, porque o sistema é programado para ouvir só a minha voz. Esta é uma das vantagens de ser engenheiro – você pode fazer isso. Só dou acesso à Priscilla quando termino o que estou fazendo", brincou.

Falando em engenheiros, o CEO da maior rede social do mundo parabenizou os profissionais que o têm ajudado no projeto de inteligência artificial, e disse que sem eles não seria possível trazer esse conceito para a realidade. "É incrível porque eu posso interagir com todos os engenheiros do Facebook e eles estão fazendo coisas realmente incríveis, que fazem a IA trabalhar com reconhecimento de voz e de rostos", afirmou.

Em julho deste ano, Zuckerberg compartilhou que o sistema, que ainda não tem um nome oficial, já era capaz de fazer torradas por conta própria. Segundo o executivo, o mecanismo ativa a torradeira próximo ao horário em que Zuck se levanta, de acordo com uma agenda pré-programada. Resta aguardar ao longo do próximo mês para saber o quanto avançou a IA desenvolvida pelo criador do Facebook.

Abaixo você pode assistir ao vídeo de perguntas e respostas a Mark Zuckerberg. A pergunta sobre inteligência artificial é feita por volta da marcação 1:02:

Fonte: Mark Zuckerberg (Facebook) 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome