Usuário de Mac coloca um emoji na senha e não consegue acessar sua conta

Por Redação | em 16.12.2015 às 14h20

Emojis

A internet amplia cada vez mais a necessidade do uso de senhas, afinal você se cadastra em vários serviços e, normalmente, utiliza senhas distintas em cada um deles. Mas se há algo que você jamais deve fazer é utilizar um emoji como caractere da palavra secreta que dá acesso à conta de e-mail, ao perfil da rede social ou mesmo à conta local do seu sistema operacional.

Alguém teve essa brilhante ideia e adicionou um pictograma na senha de acesso à conta do Mac OS. Mas o que era apenas um teste para ver se a ação era possível se tornou um grande problema. Isso porque na tela de login do Mac há apenas um teclado simples para digitação da senha, sem acesso aos emojis. Assim, o sujeito não tinha como acessar sua conta e, graças a um recurso de segurança do SO, não pôde refazer a senha.

“Eu queria verificar se era possível usar um emoji como senha para a minha conta do [Mac OS] Yosemite. Funcionou, mas eu não imaginava que a tela de login tivesse apenas teclados nativos, então eu não podia digitar um emoji lá”, conta Artiom Dashisnky em postagem no tópico da Apple no StackExchange.

“Então, a situação é que eu sei a minha senha, mas não consigo digitá-la. A máquina foi reiniciada para o Recovery HD e eu não vejo uma maneira de ativar o teclado de emoji lá. De fato, desde que o FileVault foi ativado, eu não consigo restaurar a senha facilmente”, continua o desolado usuário do Mac OS.

Solução trabalhosa

Mais adiante, Dashisnky comenta como conseguiu solucionar o seu problema. Ao contatar o suporte da Apple ele foi informado de que poderia acessar o modo de recuperação do sistema, fazer o boot a partir de um drive externo e então instalar um teclado de emoji a fim de digitar o caractere que faltava para liberar o acesso à sua conta.

Depois, foi preciso acessar o Disk Utility do Mac, encontrar o disco bloqueado com a senha e desativar a criptografia. Então, ele digitou a senha e aguardou por algumas horas até que tudo fosse descriptografado para, novamente, reiniciar o computador em modo de recuperação e usar o terminal para executar o comando resetpassword. Depois de toda essa Via Sacra, finalmente foi possível criar uma nova senha. Então, lembre-se: jamais faça isso em casa.

Fonte: Artiom Dashisnky/StackExchange, The Next Web

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome