Canonical lança nova versão do Ubuntu; confira as principais novidades

Por Redação | em 21.04.2016 às 10h41

Ubuntu

Conforme o esperado, a Canonical lançou nesta quinta-feira (21) o novo Ubuntu 16.04 chamado de Xenial Xerus. Ao contrário das últimas versões da distribuição, esta nova traz várias novidades, inclusive a ausência da interface Unity 8 - um fator que deve promover mudanças mais profundas no visual do sistema.

Uma das mudanças mais significativas do novo Ubuntu é o suporte total aos snaps, os pacotes para instalação de aplicativos no sistema. Eles funcionam como os debs (que ainda continuam a serem suportados no novo sistema), com a vantagem de tornar o processo de adaptação de um software desenvolvido para funcionar em um desktop GNOME ou KDE mais fácil. Essa novidade tornará o processo de instalação dos apps mais simples e deve estimular os desenvolvedores a criarem novos aplicativos para o Ubuntu.

Ubuntu 16.04

Outra novidade interessante é o encerramento da Central de Programas do Ubuntu (Software Center). Por conta dos problemas de desempenho e das limitações da loja de apps da distro, a Canonical decidiu utilizar o GNOME Software para simplificar a pesquisa por novos aplicativos e permitir que os usuários possam acessar os softwares que estão instalados em suas máquinas. A interface da novidade é mais organizada e o sistema em si possui um desempenho bem superior.

Ubuntu 16.04

Além de tudo isso, o Ubuntu 16.04 Xenial Xerus inclui a possibilidade de mover o Unity Launcher, suporte para o sistema de arquivos ZFS, suporte aos sistemas IBM Z e Linux ONE, Kernel 4.4 e vários pacotes atualizados, que incluem o Python 3.5, Golang 1.6, Ixd 2.0, docker 1.10, Apt 1.2, MySQL 5.7, OpenSSH 7.2p2, Juju 2.0 e PHP 7.0.

Ubuntu 16.04

Assim como todas as versões LTS que a Canonical disponibiliza a cada 2 anos, a versão 16.04 do Ubuntu possui garantia de suporte pelos próximos 5 anos. Desse modo, mesmo que o usuário opte por não atualizar o sistema para a nova versão e queira permanecer no Ubuntu 14.04, ele ainda contará com suporte da Canonical até 2019.

Faça o download do Ubuntu 16.04 Xenial Xerus

Via PC World

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome