Película leva botões do Android para o iPhone [Análise]

Por Adriano Ponte RSS | em 04.08.2016 às 14h48

Você compra um smartphone novo e, ao retirar da caixa, nota a tela lisinha e intacta. Muita gente logo pensa em colocar uma película ali para evitar riscos e outros danos ao vidro do display, enquanto outros sequer consideram a possibilidade de adicionar algo a mais e perder a textura original do portátil.

Mas e se a película oferecesse mais do que apenas proteção? Isto é, e se ela adicionasse alguns recursos extras em seu dispositivo? Pois é exatamente isso que a película 9h faz. Disponível para iPhone, ela adiciona à tela do seu gadget algumas funções típicas do Android. Ficou curioso? Então confira agora a nossa análise completa deste acessório.

Uma película Android para iPhone

É lógico que esta película não vai transformar o seu iPhone em um Android; bem longe disso, aliás. O que ela faz é adicionar alguns botões na tela do portátil da Apple, algo bem ao estilo do que acontece no sistema operacional mobile do Google. Para ficar tudo mais fácil de entender, vamos começar pelo básico.

Película 9hPelícula adiciona botões estilo Android ao iPhone. (Foto: Canaltech)

A 9h é uma película de vidro de aparência normal como qualquer outra, com proteção contra riscos, oleofóbica, adesão eletrostática e, de quebra, com formato slim para não interferir no uso do display, especialmente em dispositivos com 3D Touch. A magia mesmo acontece nas bordas de descanso para o dedo, onde ela simula o toque nos botões que ficam na parte superior da tela (“voltar” na parte esquerda e “função” na parte direita — isso pode variar de acordo com o app utilizado).

Na película em si não há marcas nem linhas sinalizando os botões ou conectando o topo à base. Ela simplesmente vai realizar a ação assim que você tocar, o que engrandece a experiência com este dispositivo.

Limitações

Se você achou que esta película dos sonhos ajudaria você em várias frentes e facilitaria a sua vida, bem, lamentamos dizer que ela não é tudo isso. Na prática, a 9h consegue ser útil, mas ela não traz nenhum botão novo de fato, apenas substitui algo já existente (ou seja, você toca embaixo e vai para cima, e vice-versa).

E há ainda o fato de que muitos aplicativos não foram feitos com esta película em mente, ou seja, você vai realizar toques involuntários, afetando, inclusive, o toque natural da tela. Bom exemplo deste tipo de falha pode ser visto quando o iPhone está com o acesso pessoal ligado, no qual qualquer toque nos botões da película vai levar você diretamente para as configurações, causando algum incômodo.

Película 9hPelícula é discreta, mas tem alguns problemas. (Foto: Canaltech)

Mas não para por aí: aplicativos como o Snapchat, que possui mais de dois ícones no topo, acabam ficando loucos com os toques da película, especialmente quando em modo paisagem. Nesta posição, os botões simulam o toque em lugares que não possuem qualquer função.

Para comparação, esta película seria como uma água-viva: ela está ativa, mas não tem cérebro. Em suma, ela possui toda uma estrutura física, mas não é inteligente o suficiente para decidir o que usar ou não, ou mesmo o momento certo para permanecer ativa. De qualquer forma, caso você queira investir na ideia, ela pode ser comprada em sites gringos por US$ 10.

E aí, gostou desta análise? Deixe a sua impressão sobre esta película aqui nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome