Patente da Apple foi inspirada em gatos para reduzir danos de iPhones derrubados

Por Redação | em 03.06.2016 às 08h59

iPhone quebrado

Um iPhone sem nenhum tipo de capa protetora cair no chão é quase uma sentença de morte, correto? Pois a Apple tem pensado em meios de minimizar os danos de seus smartphones ao colidirem com o solo e uma nova patente da companhia tem uma inspiração curiosa: a forma com que os gatos caem — quase sempre de pé. A ideia é se basear nisso para desenvolver um novo método de segurança para seus aparelhos.

De acordo com o texto da patente, “quando dispositivos eletrônicos se impactam com uma superfície após uma queda, eles podem ser substancialmente danificados, mesmo que estejam com cases e outros tipos de proteção. Smartphones recobertos por vidro podem ser particularmente vulneráveis quando esse vidro se impacta com o chão, e eles podem ser muito menos vulneráveis se um pedaço de metal ou plástico do invólucro do smartphone atingir o chão primeiro”. Ou seja, se houvesse alguma maneira de fazer com que os iPhones caíssem sempre de pé, a parte metálica ou plástica do aparelho bateria no chão primeiro, talvez poupando a tela de sair completamente trincada após o incidente.

Os felinos têm reflexos apurados e contam com a incrível habilidade de se endireitar no ar durante a queda, pousando no chão sobre as patas. Dessa forma, na maioria das vezes eles não se machucam, mesmo caindo de uma altura considerável. Então a patente indica um meio do aparelho girar no ar, assim como os bichanos, alterando sua orientação durante a queda.

Uma outra possibilidade apontada na patente seria o aparelho ser equipado de um dispositivo de segurança que disparasse jatos de gás durante a queda, mudando a orientação do aparelho como se ele fosse uma espécie de espaçonave. Contudo, o registro da patente apenas garante que somente a Apple tenha direito a comercializar essa tecnologia, não sendo indicativo de que as ideias sairão do papel.

Fonte: SiliconBeat

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome