A lentidão do seu iPhone pode ser apenas coisa da sua cabeça

Por Redação | em 07.10.2015 às 10h16

iPhone 6 e iPhone 6 Plus

Sabe quando seu iPhone parece ter virado uma carroça do dia para a noite? Em um dia, está tudo bem e, no outro, os aplicativos levam uma eternidade para serem abertos e o aparelho parece sofrer para carregar uma única página. Todo mundo já passou por isso, mas é bem provável que tudo tenha sido apenas coisa da sua imaginação.

Parece desculpa de fã da Apple, mas não é. A partir de dados fornecidos pelo Google Trends, o site Statista reuniu as buscas feitas por usuários pelo termo "iPhone Slow" ao longo dos últimos sete anos e percebeu um fenômeno bastante curioso: as pesquisas por soluções para um smartphone mais lento sempre coincidem com o lançamento de um novo modelo do aparelho.

Tanto que a página fez uma pequena imagem para ilustrar a situação, mostrando a incidência da busca entre 2008 e 2015. E, como pode ser visto na imagem abaixo, bastou que um novo iPhone chegasse às lojas para que a procura para soluções para a lentidão nas versões anteriores alcançasse picos de interesse. Repare ainda que essa situação é crescente, ou seja, mais e mais gente acaba tendo a mesma impressão todos os anos.

Busca iPhone Slow

É claro que não há uma única explicação para isso. Segundo o Statista, uma das possibilidades para esse fenômeno de reclamação é que o lançamento desses novos iPhones sempre coincide com a chegada da atualização do iOS e que, por conta disso, os aparelhos mais antigos começam a sofrer de verdade para processar funções mais complexas. Assim, como o aparelho realmente fica mais lento por conta do hardware antigo, as buscas por soluções se destacam.

Por outro lado, há também todo o fator psicológico. Seja você alguém que acompanha o mundo da tecnologia com frequência ou mesmo um simples usuário comum, é impossível escapar do bombardeio de informações, propagandas e comentários sobre os novos iPhones e isso faz com que você acredite que o seu aparelho é antiquado. Afinal, com tanta gente falando sobre recursos novos, maior poder de processamento e todas aquelas perfumarias que vemos todos os anos, é natural que você ache que o seu velho iPhone já não presta mais para nada. Se a grama do vizinho é sempre mais verde, o smartphone dele também é bem mais rápido que o seu.

Como aponta o site Life Hacker, esse tipo de comportamento serve quase como uma mentira para si mesmo. É como se o indivíduo tentasse se convencer de que seu aparelho já não funciona direito para justificar a compra de um novo — mesmo que, na verdade, não haja nada de errado com ele.

Assim, da próxima vez que você começar a xingar seu iPhone e cogitar comprar um novo, pare e pense nisso. Será que ele está mesmo devagar ou é apenas seu cérebro tentando arranjar uma desculpa para fazê-lo ir à loja mais próxima sem que você seja acometido pela culpa de comprar algo desnecessário? Bem, o dinheiro é seu, mas saiba que você não está enganando mais ninguém — nem a si mesmo.

Via: Statista, Life Hacker

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome