Nova versão beta do iOS 9.3 corrige o bug do calendário

Por Redação | em 25.02.2016 às 17h02

iOS

Segundo “cobaias” selecionadas e desenvolvedores que conseguiram colocar as mãos na versão Beta do iOS 9.3, a nova edição do sistema operacional mobile é imune a um dos bugs mais perniciosos do iPhone e do iPad. O chamado “1970” colocava o aparelho para reiniciar descontroladamente caso a data 1° de janeiro de 1970 fosse selecionada nas configurações das versões 64 bits dos gadgets.

Não apenas isso. Na verdade, o iOS 9.3 também tem se mostrado capaz de restaurar aparelhos afetados pelo erro. “Essa atualização elimina o bug de data 1970”, compartilhou um usuários dos fóruns do site MacRumors.

“Eu estava aqui com duas unidades travadas em loops de reinicialização - graças a alguns imbecis que colocaram a data 1970 -, e restaurar no modo DFU [para instalação de firmware personalizada] não funcionou. Mas a restauração com essa atualização Beta fez os dois aparelhos voltarem ao normal.”

Anteriormente, os donos de aparelhos afetados pelo bug não tinham um método certo para a correção – pelo menos, nada além de desconectar a bateria, o que exigia um Genius Bar da Apple ou uma tentativa arriscada de consertar por conta própria. Considerando-se que a Maçã havia mesmo prometido uma “atualização em breve” para o problema, parece que o antídoto é mesmo o iOS 9.3.

1970 bug

Nenhuma data anterior a 2000

Para a correção, Apple se assegurou de impossibilitar novas gracinhas por parte de um troll de plantão. A nova versão do sistema operacional não permite que nenhuma data anterior a 31 de dezembro de 2000 seja configurada – ou 1° de janeiro de 2001, dependendo do fuso-horário.

Descoberto em meados de fevereiro, o bug “1970” ocorria sempre que a data 1° de janeiro de 1970 era inserida nas configurações. Como resultado, o aparelho passava a reiniciar continuamente. Especula-se que o motivo para isso seria a geração de um inteiro pequeno demais para ser armazenado na memória do telefone. Em resposta, o sistema optaria pelo valor máximo para a data, gerando um número colossal demais para que os aparelhos pudessem processar.

Embora esteja atualmente disponível apenas para um público selecionado, o iOS 9.3 parece ter chegado à reta final do seu período de testes. De acordo com a Apple, a nova versão do software deve dar as caras ainda neste primeiro trimestre – possivelmente como parte do evento que, segundo rumores, deve apresentar o iPhone 5se, o iPad Air 3 e novos smartwaches ao público no dia 15 de março.

Fonte: MacRumors

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome