Nova Beta do iOS volta a permitir desbloqueio sem apertar o botão

Por Redação | em 20.07.2016 às 12h45

iPhone 6s

A mais recente atualização da versão Beta do iOS 10 veio para atender a uma grande reclamação dos usuários de longa data. Ao contrário do que acontecia nas edições anteriores, agora não será mais preciso apertar o botão para desbloquear a tela antes de inserir a digital pelo TouchID, uma obrigatoriedade que parecia ser uma das mudanças de acessibilidade do novo sistema operacional.

Com o update, tudo passa a funcionar como é hoje em dia nas versões finais. Quem tem o sensor biométrico em seus aparelhos pode simplesmente repousar o dedo cadastrado sobre o componente para que o desbloqueio aconteça automaticamente, sem necessidade de pressionamento. Dispositivos sem a tecnologia continuam exigindo que o botão seja apertado, o que pode ser feito também pela interface AssistiveTouch.

A preocupação é quanto à integridade dos componentes físicos. Celulares são bloqueados e desbloqueados o tempo todo, o que significa que os botões teriam que serem pressionados algumas dezenas de vezes por dia. Com o tempo, se veria um estresse sobre o equipamento, que poderia levar a problemas de funcionamento que poderiam ser evitados pela simples mudança na usabilidade.

É o que leva, inclusive, muita gente a utilizar o AssistiveTouch, mesmo não tendo problemas motoros. A opção cria uma série de atalhos na própria tela, acessíveis por meio da touchscreen, de forma a reduzir o número de pressionamentos físicos sobre o botão de Início.

A nova versão do iOS marca o fim definitivo do clássico “Deslizar para desbloquear”, uma forma de interação que existia desde as primeiras versões do iPhone e garantia que o aparelho, com sua grande tela sensível ao toque, não fosse destravado por engano. A utilização de sistemas de biometria e a melhoria na sensibilidade dos aparelhos, além de novas funcionalidades, tornaram o recurso obsoleto.

Ainda em fase de testes, o iOS 10 não tem uma data precisa, mas a expectativa é que o sistema operacional seja lançado em setembro. iPhones da versão 5 e superiores devem ser compatíveis com a nova plataforma, bem como iPads do 4 e mini 2 em diante, além do iPod Touch de 6ª geração.

Fonte: Blog do iPhone

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome