iOS 9 já roda em 70% dos iPhones; Android 6 amarga 0,3% de adoção

Por Redação | em 02.12.2015 às 12h18

IOS 9 vs Android Marshmallow

Embora o Android tenha se beneficiado de sua natureza open-source, permitindo que terceiros possam personalizar e adaptar o sistema, o sistema operacional do Google tem sofrido para emplacar suas novas versões. Em contrapartida, o iOS pode se gabar de conseguir disponibilizar sua mais nova versão para a maioria dos usuários de iPhone.

De acordo com os números divulgados pela Apple nesta segunda-feira (30), o iOS 9 já está presente em 70% de todos os iPhones ao redor do mundo. Isso inclui os modelos 4s, 5c, 5, 5s, 6, 6 Plus, 6s e 6s Plus. A atualização começou a ser disponibilizada para os usuários em setembro e menos de três meses depois o sistema já está instalado na grande maioria dos smartphones da Maçã compatíveis com a nova versão.

Os dados disponibilizados ainda mostram que o iOS 8 está presente em 22% dos iPhones, um número que ainda deve cair com o tempo, enquanto que 8% possuem versões mais antigas, provavelmente incapazes de rodar as novas versões do sistema móvel da Maçã.

iOS e Android

A grande adesão do iOS 9 deixa claro os problemas que o Android enfrenta para disponibilizar suas versões do sistema para seus usuários. O Android 6.0 Marshmallow, também lançado em setembro, só está instalado em apenas 0,3% dos dispositivos. O Android Lollipop, versão anterior ao 6.0, corresponde a 26% das instalações do sistema do robô verde, enquanto que o Android 4.4 KitKat é o líder com uma quota de 38%. Vale lembrar que o Android KitKat é uma versão lançada há dois anos.

Como já dito, apesar dos benefícios no desenvolvimento, a fragmentação do Android põe em perigo os usuários de versões mais antigas, que não possuem todas as atualizações de segurança e manutenção dos dispositivos que contam a versão mais recente do SO. Além disso, a fragmentação pode desmotivar usuários a continuar usando o sistema operacional do Google, levando-os a migrar para o iOS.

Fonte: Apple e Google

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome