Falha permite acessar fotos e contatos no iPhone 6s mesmo com a tela bloqueada

Por Redação | em 05.04.2016 às 09h15

iPhone 6s

Uma nova falha envolvendo a assistente virtual Siri está sendo relatada por alguns usuários do iPhone. O problema permite que qualquer pessoa possa ter acesso à lista de contatos do dispositivo e às fotos mesmo que a tela do aparelho esteja bloqueada. Esse acesso é possível apenas realizando uma simples pesquisa no Twitter utilizando a Siri.

A falha de segurança foi revelada pelo mesmo usuário que em setembro do ano passado descobriu outro problema relacionada à tela de bloqueio do iPhone. Na época, a falha de segurança foi resolvida prontamente pela Apple, que enviou um patch de atualização para os dispositivos.

Dessa vez o usuário mostra, através de um vídeo no YouTube, que o acesso à lista de contatos e às fotos do dispositivo é mais fácil do que se imagina. Tudo que uma pessoa precisa fazer é ativar a Siri através do botão Home e solicitar uma pesquisa no Twitter. Feito isso, a assistente irá apresentar alguns dados dos contatos de seu aparelho.

Utilizando o 3D Touch, é possível adicionar ou modificar um contato, além de poder ter acesso às fotos do aparelho se a pessoa quiser escolher uma foto associada ao contato. Tudo isso pode ser feito mesmo com a tela do dispositivo bloqueada.

Apesar da falha estar presente no iOS 9.3.1, elas envolvem o 3D Touch, o que acaba limitando o problema apenas ao iPhone 6s e 6s Plus. Além disso, a Siri precisa ter acesso concedido ao Twitter e aos Contatos. Alguns usuários têm dito que a mesma falha acontece quando é realizada uma pesquisa no WhatsApp.

Como a Apple ainda não disponibilizou nenhuma correção para o problema, a única maneira de se proteger é revogando o acesso da Siri ao Twitter, bem como ao aplicativo Contatos. É provável, porém, que a Maçã envie uma atualização para solucionar o bug em breve.

Via Apple Insider

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome