Apple libera iOS 9.3 para iPhone e iPad

Por Felipe Demartini RSS | em 21.03.2016 às 14h44 - atualizado em 21.03.2016 às 22h40

iOS

A espera finalmente chegou ao fim. Depois de semanas e semanas de testes junto a desenvolvedores e usuários inscritos em programas de Beta, a Apple finalmente está liberando a atualização 9.3 do iOS. A nova versão do sistema operacional foi demonstrada oficialmente na tarde desta segunda-feira (21) e deve estar disponível a todos para download nas próximas horas.

O update traz novidades que incrementam a utilização de iPhones e iPads compatíveis, mas passa longe de trazer mudanças realmente relevantes. A grande novidade é o sistema NightShift, que altera o brilho e a concentração de cores na tela de acordo com a hora do dia, de forma a privilegiar o sono e o conforto visual dos usuários.

iOS 9.3

Utilizando o relógio e a localização geográfica, o iOS é capaz de obter dados sobre a hora do nascer e por do Sol. Durante a noite, as cores ficam mais quentes e o brilho, menor, de forma a tornar sua utilização noturna mais agradável. Durante o dia, essa alteração é revertida para as configurações originais do usuário.

O CarPlay também aparece melhor, com novas funções de conectividade ao automóvel e uma busca mais fácil por conteúdo, com a curadoria de especialistas pelo Apple Music, por exemplo. Os mapas também ganham novas maneiras de exibição no sistema multimídia dos veículos, facilitando a utilização em pleno trânsito.

O aplicativo de Saúde também ganhou incrementos e, agora, torna mais fácil a conexão com outros softwares, desenvolvidos por terceiros. Novos menus e uma interface modificada tornam as informações acessíveis de maneira mais fácil, assim como os objetivos de exercícios e perda de peso, por exemplo.

ios93Modo Night Shift ativado e app Saúde melhorado, respectivamente

Aliás, falando em saúde, a Apple também aproveitou o evento para anunciar o CareKit, um pacote para desenvolvimento de aplicativos que é integrado ao app de Saúde e voltado para instituições médicas e o tratamento de doenças. Em exemplos mostrados pela empresa, por exemplo, foi possível pedir ajuda ou acompanhamento de itens queridos ou acompanhar informações avançadas sobre tratamentos diretamente do celular ou tablet.

A educação também ganha novidades com o uso do Classroom, um software dedicado para organização de aulas e interação direta entre professores e alunos. Por meio do sistema, o iPad do mestre pode ser conectado diretamente ao dos estudantes para envio de links, vídeos e conteúdo. Por enquanto, entretanto, essa função está disponível apenas para escolas certificadas nos Estados Unidos.

Novidades na área de segurança também aparecem no iOS 9.3. A principal delas se dá no aplicativo de Notas, que agora, permite que o usuário “tranque” alguns documentos com senha ou por trás de sua identidade biométrica, fazendo com que anotações pessoais se tornem mais seguras. Localizar os textos também se tornou mais fácil, com opções de busca por data, ordem alfabética ou momento de edição.

iMessage

A atualização também deve resolver uma falha crítica revelada neste final de semana por pesquisadores americanos. A Apple não falou sobre o assunto no palco, mas o iOS 9.3 deve fechar de vez uma falha que permitir a hackers criarem servidores que emulassem os do iMessage, capturando as mensagens trocadas entre os usuários e aplicando ataques de força bruta para ter acesso a informações, fotos e vídeos.

A atualização para o iOS 9.3 é gratuita e pode ser feita pelo menu de configurações do aparelho (Ajustes > Geral > Atualização de Software) ou pelo iTunes. O update é compatível com todas os lançamentos de iPad a partir do 2, iPod Touch de quinta e sexta gerações e dispositivos do iPhone 4s em diante. Você também pode baixar pelo link direto de acordo com o dispositivo que possuir.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome