23 novidades do iOS 9 que você precisa conhecer antes de instalá-lo

Por Redação | em 21.09.2015 às 22h57

Depois de muita espera, os fãs da Apple já podem comemorar e preparar seus dispositivos. O aguardado iOS 9 acabou de chegar e traz várias novidades que prometem facilitar a vida dos usuários de diferentes formas. Afinal, a atualização carrega várias melhorias e novas maneiras de aproveitar seu iPhone e iPad que é fácil entender o porquê de tanta empolgação.

E, embora a função multitarefa seja o recurso mais comentado, ele não é o único. A Apple preparou várias mudanças e adições ao seu sistema móvel, mesmo que algumas não tenham sido tão comentadas assim pela empresa nas semanas que antecederam o lançamento.

Assim, para que você possa se preparar para tudo o que o iOS 9 tem a oferecer, confira uma lista de algumas das principais novidades que seu iPhone, iPad e iPod Touch vai receber a partir de hoje.

Vale lembrar ainda que é mais do que aconselhável você conferir nossas dicas para se preparar para a atualização para não ter nenhum contratempo enquanto tentar fazer o update.

Enfim, multitarefa

Desde que o iPad foi lançado, em 2010, muita gente ironizou o fato de ele não ter suporte à função multitarefa. E eis que, cinco anos depois, a Apple finalmente trouxe o recurso de maneira significativa ao seu tablet.

iOS 9 Multitarefa

O novo Split View divide a tela do aparelho para que você possa rodar dois aplicativos simultaneamente e lado a lado. Isso vai ajudar muito as pessoas que usam o iPad para trabalhar e se incomodavam com as mudanças constantes entre um app e outro.

Contudo, vale lembrar que esse recurso só estará disponível no iPad Air 2, iPad Mini 4 e no novo iPad Pro.

Picture-in-Picture no seu iPad

Quantas vezes você não quis deixar um vídeo rolando no canto da tela do seu iPad enquanto  executava qualquer outra tarefa no tablet? Pois a nova versão do iOS conta com essa função. A partir de agora, é possível deixar uma pequena janela de um vídeo em primeiro plano enquanto continua usando o aparelho sem problemas.

ios 9

Saltando entre os apps

Qualquer usuário do iOS já se acostumou com a forma como o sistema faz a troca de apps. Para aqueles que não têm paciência de ir à tela principal, bastam dois cliques no botão Home para que o carrossel com todos os aplicativos seja exibido, permitindo a navegação entre eles. E isso está para mudar.

A partir do iOS 9, todo esse processo tende a ficar bem mais intuitivo. Ainda que o funcionamento seja basicamente o mesmo, o modo como isso é apresentado é outro, o que torna a visualização bem mais fácil e clara.

iOS 9

Voltando para o outro aplicativo

Ainda nesse sentido, a Apple trouxe um pequeno botão que permite que você volte para um app que estava aberto com um único toque. Digamos que você estava vendo o Facebook quando recebeu uma notificação do WhatsApp. A partir do iOS 9, será possível ver a mensagem que lhe foi enviada e, a partir de um pequeno atalho localizado na parte superior da tela, volta à rede social sem precisar voltar à área inicial ou usar o carrossel de aplicativos.

iOS 9

Um novo olhar sobre suas fotos

Se você é um apaixonado por fotos e não larga a câmera do iPhone, prepare-se para encontrar uma grande novidade com o iOS 9. A Apple trouxe mudanças no modo como você navega por entre suas imagens, tornando todo o processo bem mais simples.

A partir de agora, ao abrir uma foto em seu dispositivo, ela não ocupará automaticamente a tela toda, passando a exibir um pequeno carrossel na parte inferior, facilitando que você avance e retroceda do jeito que achar melhor. Isso também permite que você selecione várias de uma só vez a partir de um movimento de arrastar na tela.

iOS 9

Selfies em um só lugar

A gente já comentou isso antes, mas é sempre bom reforçar. O iOS 9 é capaz de identificar quando você tira uma selfie e, a partir disso, cria uma pasta separada para esses momentos de autocontemplação. E o seu funcionamento é simples: ele apenas pega as imagens feitas pela câmera frontal e as reúne em um local diferenciado — ideal para que você pare de passar vergonha quando estiver mostrando as fotos daquela viagem.

A última gota da bateria

Sabe aqueles momentos em que sua bateria está acabando e você não encontra uma tomada para recarregá-la? Pois o iOS 9 traz uma solução para amenizar o seu sofrimento enquanto não chega a um lugar onde possa conectá-lo a uma fonte de energia.

iOS 9

O chamado Low Power Mode faz algumas alterações temporárias em suas configurações para esticar a autonomia da bateria. Ao chegar no alerta de 20% de carga, ele oferece a possibilidade de ativar o modo e isso faz com que a atualização de aplicativos em segundo plano, downloads automáticos e alguns efeitos visuais sejam desligados para que o dispositivo aguente por algumas horinhas a mais.

Isso ainda faz com que a tela entre em modo de descanso um pouco mais rápido do que em condições normais e desativa o AirDrop, mas não afeta funções básicas, como Wi-Fi, Bluetooth e GPS. Além disso, ao recarregar até 80% da bateria, ele volta ao seu estado normal.

Integração entre o email e seus contatos

Uma nova opção vai ser adicionada para que você integre o app de email com os seus contatos de maneira mais efetiva. Isso faz com que o sistema traga algumas facilidades, como sugestão para completar um endereço automaticamente ou mesmo a possibilidade de descobrir quem está te ligando caso aquele número desconhecido esteja em alguma mensagem em sua caixa de entrada.

iOS 9

Esse é o tipo de função totalmente opcional e que boa parte dos usuários não vai nem saber da existência, mas que pode ser bem útil, principalmente para quem vive na correria da vida de escritório.

Mensagens com o rosto de quem falou

A Apple decidiu se inspirar um pouco no Facebook e trouxe um recurso que já existe no Messenger e agora chega ao seu app de mensagens. A partir do iOS 9, uma pequena foto do contato com quem você está conversando vai aparecer ao lado da conversa. 

É o tipo de adição que parece ser meramente estética, mas que vai ajudá-lo a não se confundir e evitar que você envie aquela mensagem para a pessoa errada — pois é, acontece.

iOS 9

Organizando suas notificações

Ficar algumas horas longe do smartphone pode ser desesperador para muita gente, principalmente quando vê aquele mar de notificações na tela inicial do aparelho. E a nova versão do sistema operacional vai ajudá-lo a organizar esses alertas, permitindo que você ordene a exibição desses dados da maneira que você preferir.

A partir das Configurações do dispositivo, o iOS 9 oferece tanto a possibilidade de exibir as notificações de maneira cronológica quanto priorizando aquelas que foram recebidas recentemente. Assim, basta definir como você gosta e pronto.

iOS 9

Muito mais que um assistente de voz

Pelo visto, a Siri está acumulando funções e deixando de ser apenas a assistente de voz do iOS. A partir da próxima atualização do sistema, ela passa a trazer algumas sugestões no Spotlight com base naquilo que você mais faz com seu aparelho.

Seja listando os contatos com quem você mais fala ou apresentando seus apps favoritos, ela vai aprender sua rotina e suas preferências e passar a ser muito mais proativa do que antigamente. Em outras palavras, o smartphone vai ficar mais inteligente do que nunca.

iOS 9

Seus contatos logo ali

O Spotlight do iOS 9 traz também uma forma mais simplificada de se comunicar com seus contatos. Ao procurar algum nome, os resultados já são apresentados com a possibilidade de mandar mensagem ou fazer uma ligação telefônica ou pelo FaceTime.

A proposta é tornar tudo mais ágil, evitando que você perca tempo tocando em diferentes opções para executar uma tarefa tão básica. Assim, tudo fica mais simples e prático.

iOS 9

Hora da música

Falando em proatividade e esperteza, o iOS 9 também vai saber quando você quer ouvir música. Ao conectar seu fone de ouvido no aparelho, ele vai abrir automaticamente o aplicativo Músicas e ainda executar as faixas que você mais ouve naquele período.

Isso significa que você pode começar suas atividades sem nem se dar ao trabalho de desbloquear o iPhone. Se você vai para a academia ouvindo uma playslist sempre no finalzinho da tarde, o sistema vai reconhecer esse padrão e repetir a tarefa assim que você colocar seu fone de ouvido.

Siri mais inteligente

O iOS 9 também melhora a inteligência da Siri em diferentes sentidos, incluindo na hora de entender seus comandos. O update permite que a assistente encontre e organize informações bem específicas que você procura. Sejam as fotos daquela sua viagem ao Nordeste ou uma seleção de músicas que fizeram sucesso no Carnaval de 97, basta pedir que ela vai encontrar — seja no seu aparelho ou no Apple Music.

Siri

App nativo do iCloud

Embora todo usuário do iOS tenha uma conta no iCloud, são poucos aqueles que realmente usam o serviço de armazenamento na nuvem de maneira efetiva — e a Apple quer mudar isso. Na nova atualização, o sistema ganha um app nativo para que você possa gerenciar quais arquivos estão guardados lá.

Além disso, ele ainda se comunica com o aplicativo de email, permitindo que você anexe documentos presentes no serviço.

iOS 9

Sua carteira mais acessível

Ok, o Apple Pay está longe de se tornar uma grande realidade no Brasil, mas o iOS 9 traz novidades também nesse sentido. Com a nova atualização, a carteira pode ser acessada diretamente da tela principal e mesmo com a tela bloqueada.

Assim, os usuários do serviço podem fazer seus pagamentos com mais simplicidade e sem passar por "pequenas burocracias" no processo. Além disso, essa opção pode ser desativada, caso você não confie tanto na segurança do sistema.

O que há por perto?

Viajantes, podem comemorar! O iOS 9 segue dando continuidade ao Maps e tentando fazê-lo ser tão interessante quanto o serviço de localização do Google. A partir da nova versão, o sistema já exibe opções do que fazer próximo ao endereço procurado. Ele traz sugestões de onde comer, o que há para se divertir e até os eventos mais populares na região a apenas um toque de distância.

O app conta, inclusive, com sugestões de lugares para fazer compras — o que pode ser providencial naquela viagem em que você precisa trazer lembrancinhas para a família e amigos.

iOS 9

Transporte alternativo

Outra novidade inspirada no Google Maps é a exibição de resultados de trajetos baseados no transporte público. A partir de agora, as pesquisas já vão mostrar as melhores rotas que você pode tomar a pé, de carro e metrô ou ônibus — incluindo até mesmo o horário em que eles passam no ponto mais próximo de você.

É claro que, neste primeiro momento, apenas algumas poucas cidades vão trazer essas informações, mas é uma questão de tempo para que isso se popularize, assim como aconteceu com o próprio Google.

iOS 9

Anexando dados nas notas

Eu não sei vocês, mas aqui no Canaltech a gente usa muito as Notas do iOS para fazer anotações rápidas ou que vamos precisar acessar durante viagens e momentos em que não há conexão. É uma forma de certificar que não vamos ficar refém da internet. E é realmente chato ter de ficar copiando endereços e outras coisas que já estão abertas em outros aplicativos. Só que tudo isso está para mudar.

O iOS 9 vai permitir que você anexe conteúdos às Notas. Seja uma localização do Mapas ou mesmo uma foto ou um site, as coisas vão ficar bem mais fáceis e versáteis a partir da atualização.

iOS 9

Nova fonte

Poucos vão perceber isso à primeira vista, mas a Apple aproveitou o lançamento do iOS 9 para trazer mudanças nas fontes usadas pelo sistema. Seguindo uma tendência iniciada já no Apple Watch, a empresa passará a exibir seus textos a partir da fonte San Francisco — a qual traz alterações bem sutis em relação ao que tínhamos até então.

Sem problemas com o Shift

Parece bobagem, mas muita gente se confundia na hora de usar o teclado do iOS pelo fato de o sistema não trazer uma forma clara de exibir se a tecla Shift estava ou não ativada. E isso finalmente foi corrigido na nova atualização. Agora, quando pressionada, ela muda de cor de verdade e deixa evidente que a próxima letra vai aparecer em maiúsculo.

Teclado do iPad melhorado

Quem já tentou escrever longos textos no iPad já deve ter xingado várias vezes a Apple enquanto tentava selecionar grandes trechos. Ficar arrastando o marcador nem sempre era a solução mais simples, principalmente quando ele ia muito além do que você desejava. Pois isso deixa de ser um problema.

iOS 9

No iOS 9, basta tocar no teclado do tablet com dois dedos para que as teclas desapareçam e você possa controlar o marcador como se a tela fosse um touchpad

Além disso, o iPad vai receber ainda uma barra chamada QuickType, que vai ajudá-lo a fazer pequenos ajustes, como na formatação do texto e até facilitar o copiar e colar.

Configurações intuitivas

Finalmente a Apple percebeu como era confuso encontrar a opção correta dentro de Configurações. Tirando as funções mais básicas, todos os demais ajustes exigiam que você ficasse explorando cada botão até encontrar aquele que você procurava. No entanto, o iOS 9 traz um campo de busca para acabar com esse problema.

iOS 9

Assim, se você deseja chegar até a área onde define quais aplicativos vão ter acesso ao seu GPS, basta digitar "localização" para que a opção desejada apareça. Tão simples e prático que chega a ser estranho entender o porquê da demora para isso ser implementado.

Via: Macworld

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome