Vídeo em 360° mostra como é uma mina secreta de Bitcoin por dentro

Por Redação | em 09.05.2016 às 21h15

Bitcoin

No alto de alguma montanha chinesa, uma mina secreta de Bitcoin gera o equivalente a US$ 8 milhões por ano. Apesar da prática não ser proibida nem incentivada no país asiático, os responsáveis pelo lugar preferem manter a discrição a fim de não chamar a atenção das autoridades, que provavelmente ficariam interessadas em um espaço capaz de gerar uma receita tão alta ao longo de apenas 12 meses.

Mas uma reportagem da BBC Future visitou o lugar e publicou um vídeo em 360° com imagens de lá. A alta velocidade de conexão oferece internet rápida para os mineradores do país, grupo formado por antigos fazendeiros e pessoas recém-formadas, na maioria jovens do sexo masculino. Cada um deles recebe 50 unidades da moeda virtual por dia trabalhado e todos vivem o tempo todo no local, dormindo lá mesmo em quartos que acomodam até seis pessoas cada.

O responsável pela mina é o chinês Chandler Guo, de 30 anos de idade. Nascido em uma família pecuarista, ele resolveu investir seu dinheiro na moeda virtual e tem se dado bem. “No passado, a China manufaturava coisas simples, como roupa, sapatos e coisas do tipo”, comenta. “Mas, no futuro, nós usaremos a tecnologia para criar produtos.”

O lugar é um amontoado de servidores e computadores alinhados em vários corredores, convivendo em pôsteres de boy bands chinesas e um bando de pessoas que ganha a vida resolvendo equações de criptografia a fim de verificar a veracidade de uma transação de Bitcoins em alguma parte do mundo. “Sempre que um algoritmo é solucionado, 'blocos' são adicionados à 'corrente de blocos' — um tipo de contabilidade virtual que garante a autenticação de cada transação”, escreve o repórter da BBC Danny Vincent, que visitou a mina a convite de Guo.

Você pode conferir aqui em cima o vídeo feito durante a visita de Vincent à mina secreta localizada no topo de uma montanha chinesa e também acessar a reportagem completa no site da BBC (em inglês).

Fonte: BBC

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome