Tudo o que você precisa saber para começar o dia (30/05)

Por Redação | em 30.05.2016 às 08h01 - atualizado em 30.05.2016 às 08h18

estupro

O feriadão acabou e chegou a hora de encarar a realidade. E, enquanto você estava aproveitando a folga na praia ou mesmo com as pernas para cima sem fazer nada, as notícias continuavam a chegar — e, algumas delas, não tão boas assim. A notícia de que uma garota de 16 anos foi vítima de um estupro coletivo realizado por 33 homens chocou o Brasil e o mundo e teve reflexos até mesmo no mundo da tecnologia. Diante do ocorrido, o grupo de ciberativistas Anonymous entrou em ação e já divulgou dados dos suspeitos na internet, expondo todos os possíveis participantes do crime.

E o caso gerou polêmica até mesmo contra algumas celebridades do YouTube, principalmente aqueles que decidiram fazer piada sobre o tema. Enquanto as redes sociais traziam à tona a necessidade de se discutir sobre a cultura do estupro, muita gente foi até o canal do Whindersson Nunes, um dos maiores youtubers do país e garoto-propaganda da plataforma por aqui, em busca de um vídeo que ele fez há dois anos questionando a campanha #EuNãoMereçoSerEstuprada realizada na época. Na gravação de 2014, Nunes diz que a melhor maneira de uma vítima evitar um estupro é não mostrar resistência. Pelo Twitter, o youtuber disse que sua mentalidade na época era outra e que ele amadureceu bastante depois disso.

Deixando esse clima pesado de lado, algo curioso aconteceu na TV norte-americana no último fim de semana. Afinal, alguém esperava ver Edward Snowden aparecendo em rede nacional ensinando o público a proteger seu smartphone contra espionagem? Pois foi exatamente isso o que aconteceu. O pivô de todo o escândalo da NSA foi até a HBO dos Estados Unidos em um programa mostrar o que o usuário comum pode fazer para evitar ser monitorado pelo seu celular. As medidas adotadas por ele são, de certo modo, bastante práticas, ainda que um tanto quanto radicais. Porém, para quem não quer ser observado por nenhuma agência internacional, pode ser uma boa saída. Outra é não comprar um smartphone.

Já para os entusiastas dos carros autônomos, uma demonstração prática surgiu nos últimos dias para mostrar como um automóvel independente pode ser útil para nós. Um motorista simplesmente caiu no sono enquanto dirigia e seu Tesla Model S simplesmente seguiu o caminho sem qualquer problema. Isso porque ele estava com a função de piloto automático ativada, o que permitiu que o veículo seguisse seu caminho sem precisar que o dorminhoco acordasse. Ainda assim, a montadora afirmou que o recurso não transforma o Model S em um carro autônomo e que os motoristas precisam estar atentos ao trânsito em todos os momentos.

Por fim, uma notícia um tanto quanto improvável. Sempre que a gente pensa nas tecnologias bélicas dos Estados Unidos e no seu arsenal nuclear, imaginamos algo absurdamente tecnológico. No entanto, a realidade é bem diferente. Um relatório divulgado pelo Congresso norte-americano revelou que todo o serviço de defesa nuclear do país é o mesmo utilizado na década de 1970 e que, por conta disso, os dados ainda estão armazenados em disquetes de 8 polegadas. Apesar da surpresa quanto a tudo isso, a notícia não chega a ser nenhum absurdo, já que até mesmo um hacker elogiou a decisão, por considerar essa tecnologia antiquada como uma solução inteligente para evitar falhas de segurança ou invasões remotas. O lado ruim é que tudo aquilo que Hollywood nos mostrou vai ter de ser atualizado daqui para frente.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome