Tudo o que você precisa saber para começar o dia (29/04)

Por Redação | em 29.04.2016 às 07h48

Banda Larga

Apesar de toda a discussão em torno do assunto ao longo das últimas semanas, o debate sobre o uso de franquias de dados na internet fixa ainda está longe de acabar. Após o próprio governo se posicionar contra a mudança e até um projeto de lei que tenta proibir a alteração no modelo, a Telefônica anunciou que vai insistir no sistema de pacote de dados. O presidente da companhia que controla a Vivo, Amos Genish, comentou o assunto, elogiou a posição da Anatel e disse que toda a discussão é importante, pois levanta questionamentos que vão além apenas das franquias.

Aliás, falando no órgão regulador, o Senado anunciou que vai abrir uma CPI para investigar a Anatel após todos os escândalos envolvendo o tema. Pelo visto, a decisão de apoiar as operadoras — incluindo ao fazer a defesa da nova cobrança com argumentos bem questionáveis — não pegou bem em Brasília e um grupo de senadores protocolou um pedido para criar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o caso. Segundo eles, a mudança é uma afronta ao Marco Civil da Internet e um golpe ao consumidor.

E uma das principais reclamações em relação à limitação da internet fixa é que os pacotes de dados não são lá grandes coisas, sendo facilmente extrapolados em um mês. Para mostrar como as coisas são um pouco diferentes lá fora, a operadora norte-americana Comcast aumentou a franquia para seus clientes para 1 TB. A mudança foi feita após várias reclamações dos consumidores, que diziam que os 300 GB ofertados não eram suficientes. Enquanto isso, no Brasil, as companhias acham que 130 GB são o bastante.

Deixando toda essa polêmica de lado, os membros do Insider receberam nesta quinta-feira (28) uma nova atualização para o Windows 10 repleta de melhorias e algumas novidades. Entre elas, inclusive, a chegada de novos apps do Facebook. A partir disso, os usuários podem tanto conferir a rede social de maneira muito mais simplificada como bater papo com seus amigos pelo Messenger e até acompanhar as fotos pelo aplicativo do Instagram para desktop.

Só que não estaríamos falando do Windows se ele não desse aquela engasgada ou aquele travamento em uma hora crucial. E foi exatamente isso o que aconteceu nos Estados Unidos. Durante a apresentação de um jornal ao vivo pela TV, a garota do tempo fazia a previsão para os próximos dias e, enquanto mostrava as imagens em um telão, o Windows decidiu lembrá-la de fazer a mais recente atualização ali mesmo. A apresentadora levou a situação com bom humor, mas não há como negar que foi uma situação bem estranha. Afinal, agora sabemos que a previsão é de chuva de updates para os próximos dias.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome