Tudo o que você precisa saber para começar o dia (11/07)

Por Redação | em 11.07.2016 às 08h12

Pokémon Go

A semana começou e, com ela, a preocupação do povo brasileiro às questões reais volta à tona. Depois de um fim de semana em que tudo o que importou foi ficar de pernas para o ar no sábado, o churrasco de domingo e a final da Eurocopa, a segunda-feira (11) chega como aquele fantasma carregado de dores de cabeça. A boa notícia é que agora ficou um pouco mais fácil saber se está tudo bem ou não. A Serasa disponibilizou um aplicativo para que você possa saber se há alguma pendência relacionada ao seu CPF. Disponível apenas para Android, o app realiza uma pesquisa no banco de dados da instituição para descobrir se seu nome está limpo ou não, além de mostrar qual o débito em questão. A empresa também disponibilizou uma versão web com as mesmas funções — o que pode ajudar a começar a tornar a sua segunda um pouco mais leve. Ou não.

Porém, ninguém quer começar a semana pensando em dívidas. O que todo mundo quer realmente saber é quando Pokémon GO vai começar a funcionar de verdade. Após sua estreia na última semana, a Niantic Labs decidiu pausar o lançamento internacional do jogo até que o problema em seus servidores seja resolvido. Segundo a empresa, todos estão cientes das falhas e a equipe está trabalhando para que o game chegue a outros países o mais breve possível. O curioso é que, na noite do domingo (10), o jogo começou a funcionar no Brasil, mas por pouco tempo. Depois de encher o coração dos treinadores de esperança, os servidores voltaram a apresentar problemas e deixaram de funcionar por aqui.

Já nas redes sociais, o assunto é um pouco mais delicado. Depois do assassinato transmitido pelo Facebook Live, Mark Zuckerberg veio a público comentar o caso. Ele lamentou o ocorrido e disse esperar que ninguém mais veja conteúdos como aquele em sua plataforma de vídeos ao vivo. O criador do serviço diz que seu coração está com a família de Philando Castela, o homem cuja morte acabou sendo transmitida, e que as imagens que muitos viram são realmente de partir o coração. Mais do que isso, ele pontuou que a própria comunidade do Facebook se revelou bastante preocupada com o episódio e, por isso, espera que novos casos como esse não se repitam, uma vez que o mundo precisa ser mais unido e conectado.

Galaxy J MaxCom tela de 7 polegadas, Galaxy J Max impressiona mais pelo tamanho do que pelas configurações

Deixando as notícias tristes de lado, a Samsung apresentou seu mais novo dispositivo. O Galaxy J Max é um phablet de 7 polegadas que chamou a atenção exatamente pelo seu tamanho. O híbrido de smarpthone e tablet já vinha sendo especulado há algum tempo e agora foi anunciado oficialmente pela empresa, mas pegou todo mundo de surpresa por conta de suas configurações bastante modestas. Ele traz resolução de 1280 x 720, display TFT, processador quad-core de 1,5 GHz, 1,5 GB de RAM, 16 GB de armazenamento e câmera de 8 megapixels — ou seja, o suficiente para colocá-lo em uma lista com tantos outros smartphones intermediários. O lado bom é que, por conta dessa especificação bem mediana, o seu preço também é reduzido. O phablet chegou às lojas custando cerca de US$ 200, o que o torna bem acessível.

Por fim, uma nova ameaça para seu aparelho chega com cara de filme de ficção científica. Afinal, você já imaginou que alguém poderia hackear seu celular a partir de um comando de voz? Pois isso é possível e já está causando dor de cabeça por aí. Trata-se de um método bastante sofisticado que esconde comandos de voz em vídeos e outras páginas, aproveitando-se da sensibilidade de assistentes como Siri, Cortana e Google Now. Essas ordens fazem o aparelho abrir uma página que dá acesso ao malware ou à outra ferramenta utilizada pelos hackers para roubar dados e ter acesso ao seu dispositivo. E tudo isso de uma maneira absurdamente elaborada. O mais preocupante desse método é que ele não se aproveita de um descuido do usuário, que não clica em link algum. Por isso, fique sempre ligado quando seu smartphone abrir o assistente de voz de repente — algo de ruim pode estar acontecendo.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome