Tudo o que você precisa saber para começar o dia (04/04)

Por Redação | em 04.04.2017 às 07h40

Uber

Quem esperava um começo de semana morno e tranquilo, daqueles feitos para você ir pegando no tranco, pode se preparar porque o mês de abril não veio de brincadeira mesmo. Em sua primeira terça-feira, as notícias que chegam são polêmicas de um lado e bombásticas do outro, deixando todo mundo com um misto de empolgação e um pouco de revolta no meio do caminho. Exemplo disso é que o Uber pode ser proibido de uma vez por todas no Brasil já nesta semana. Um projeto de lei proposto por deputados federais ainda no ano passado voltou a ser discutido na Câmara, em Brasília, com um pedido de urgência. Caso a proposta seja votada e aprovada — o que pode acontecer ainda nos próximos dias —, o serviço de transporte individual de passageiros terá de ser feito somente por veículos identificados como táxi e dentro de uma série de outras regulamentações que deixariam não só o Uber como outros serviços semelhantes de fora. O presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (PMDB-RJ) iria propor uma maior flexibilização do projeto, jogando a decisão nas mãos dos municípios.

Para acalmar um pouco os ânimos, vamos com uma notícia boa. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou no início desta semana os resultados de uma pesquisa sobre a qualidade da banda larga em todo o Brasil, trazendo um ranking com as melhores operadoras de cada estado. Ao todo, o estudo ouviu mais de 150 mil pessoas, que avaliaram os serviços prestados por essas companhias a partir de critérios como velocidade de conexão, estabilidade da rede, disponibilidade, preço e atendimento da companhia. E esse tipo de levantamento é essencial, pois ajuda o consumidor a saber qual a melhor internet oferecida em sua região. Os dados da Anatel permitem, inclusive, definir o critério a ser evidenciado. Em termos de velocidade, por exemplo, a Tim foi considerada a melhor, enquanto o de melhor operadora ficou com a Cabo Telecom — embora a NET tenha sido a melhor colocada na maioria dos estados.

Deixando de lado as questões nacionais e voltando a olhar o plano mais global, eis que surgiram imagens do Galaxy Note 8. Ou melhor, quase isso. Mesmo com as polêmicas explosivas envolvendo seu antecessor, o novo smartphone da Samsung segue sendo muito esperado pelos fãs da marca e alguém decidiu reunir todos os rumores que já apareceram, unir com algumas suposições e criar um modelo de como o aparelho deve chegar as lojas. A confiança do pessoal é tão grande que eles afirmam que o índice de precisão é de 90%. E, apesar de ser uma aposta no escuro, alguns dos elementos colocados no modelo podem ser considerados certeiros, como a Infinity Display, o leitor de impressões digitais na parte traseira e a incrível semelhança com o Galaxy S8. De resto, é pura especulação, já que a empresa não indicou nada do que está por vir.

Novo golpe do WhatsApp promete R$ 500 em vale-compra nO Boticário. Fraude expõe celular a arquivos maliciosos

E já tem um novo golpe rodando na praça feito exatamente para enganar os brasileiros desavisados. A nova fraude usa o nome d'O Boticário com a promessa de oferecer um vale-presente de R$ 500 para o usuário gastar em qualquer loja. Como sempre acontece nesses casos, o link para ativar a promoção é falso e encaminha a pessoa para sites maliciosos que vão infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes, além de causar um prejuízo considerável. Além disso, o golpe também pede para que o usuário envie a promoção para outros amigos, o que ajuda a espalhar a praga com mais facilidade. Segundo a PSafe, especializada em segurança digital, mais de 50 mil pessoas caíram nessa fraude em apenas 5 dias. Por isso, se receber algo assim no grupo da família, informe a todos que isso é dor de cabeça.

Por fim, uma boa notícia para quem se interessou pela assistente digital da Samsung, mas não está disposto a esperar até o lançamento do Galaxy S8 para conferir os poderes da Bixby. De alguma forma muito misteriosa, alguém conseguiu criar um arquivo executável da nova versão do TouchWiz Launcher, a interface da empresa para o smartphone e que adiciona a Bixby ao sistema. Com esse arquivo APK, as pessoas já podem usar a assistente até mesmo em aparelhos mais antigos, como o Galaxy S7. É claro que o funcionamento não é perfeito, mas quem instalou disse que a novidade funciona e que já dá um gostinho daquilo que a Samsung promete fazer com o Galaxy S8. Por outro lado, outros usuários já afirmam que a novidade ainda segue instável e com alguns problemas de desempenho — o que é natural, já que a Bixby não foi criada para rodar nesses aparelhos. Assim, quem quiser instalar, tenha em mente que, como em todo APK, é preciso fazer isso por sua conta e risco.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome