Primeiro website do mundo completa 25 anos

Por Redação | em 21.12.2015 às 12h15

Primeiro site do mundo

No dia 20 de dezembro de 1990, o primeiro site a fazer uso do conceito da internet como uma rede de páginas ligadas através de hiperlinks foi ao ar. O endereço http://info.cern.ch/ foi a primeira página da World Wide Web criada por Tim Berners-Lee e até hoje ainda pode ser acessado.

A página inaugural foi ao ar no laboratório do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) e tornou-se verdadeiramente pública apenas em agosto de 1991. O conteúdo não era dos mais interessantes, pois trazia apenas uma explicação de como o projeto baseado em hipertexto funcionava. O físico britânico Tim Barners-Lee, criador da World Wide Web, também foi responsável pelo site.

A World Wide Web foi criada com o objetivo inicial de permitir que os pesquisadores do CERN compartilhassem informações a partir dos seus próprios computadores, dispensando a necessidade de estar no mesmo espaço físico para saber como estava a evolução de um determinado projeto.

Primeiro site do mundo

A internet nasceu nos anos 1960 como uma rede fechada com o nome de Arpanet. Ela foi criada para auxiliar os militares norte-americanos na troca de informações entre computadores do governo e apenas em 1989 a internet começou a receber características que conhecemos hoje, com o surgimento do www.

A World Wide Web estabeleceu uma linguagem padrão para a circulação e organização dos dados que trafegavam pela rede, permitindo que qualquer computador, em qualquer lugar do mundo, pudesse ter livre acesso ao mundo virtual. 

Fonte: Engadget

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome