Petição online reúne 1,3 milhão de assinaturas pela cassação de Eduardo Cunha

Por Redação | em 26.04.2016 às 18h07

Eduardo Cunha

Representantes do site de petições online Avaaz entregaram nesta terça-feira (26) ao Conselho de Ética da Câmara um documento com mais de 1,3 milhão de assinaturas pedindo a cassação do mandato do atual presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

No ato da entrega, deputados adversários de Cunha apoiaram a iniciativa segurando cartazes da petição. O deputado Laerte Bessa (PR-DF), aliado do presidente da Câmara, se irritou e bateu boca com Chico Alencar (PSOL-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG). Ele também arrancou um cartaz da mão do coordenador de campanhas da Avaaz, Diego Casaes, chamando o ativista de "vagabundo".

Casaes foi defendido pelos parlamentares que acompanhavam o grupo, como os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Glauber Braga (PSOL-RJ). Um manifestante gritou repetidas vezes “Fora, Cunha” e Bessa também bateu boca com ele. O clima ficou tenso, mas logo em seguida teve início a reunião e as manifestações se encerraram.

No documento entregue, a Avaaz defende que "o processo de cassação contra o deputado Eduardo Cunha é uma prova dos nove para nossa democracia". "É por isso que hoje, 1,3 milhão de pessoas pedem ao Conselho de Ética que atuem com urgência e responsabilidade para garantir que ninguém esteja acima da lei. Esta é a única maneira de sairmos da crise política atual e darmos um passo histórico em busca de um Brasil mais limpo e democrático", destacou a entidade no arquivo.

A campanha pela cassação de Cunha foi aberta em outubro do ano passado, mas não tinha conquistado um grande número de adesões até o início deste ano. Após a votação da proposta de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara no último dia 17 de abril, as assinaturas saltaram de 330 mil, no início do mês, para 1,3 milhão no dia 20.

Fontes: Folha de São Paulo, G1, Rede Brasil Atual

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome