João Pessoa é a primeira cidade do Brasil a ter domínio exclusivo

Por Redação | em 06.06.2017 às 11h33

Jo?o Pessoa

João Pessoa, capital do estado da Paraíba, será a primeira cidade do Brasil a contar com um domínio online exclusivo. A partir do dia 8 de junho, usuários finais e empresas da cidade poderão registrar suas URLs com final “jampa.br”, associando seus nomes ou negócios ao apelido tradicional da cidade.

Na sequência virão Florianópolis e o “floripa.br”, em 12 de junho, e Porto Alegre, no dia 14, com o “poa.br”. Todos os domínios poderão ser obtidos por meio do Registro.br a partir do meio-dia da data de lançamento, da mesma maneira que se faz hoje com um site de final “.com.br”. Não existem alterações em valores ou planos relacionados aos endereços exclusivos das cidades.

Para o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), a iniciativa vem para fomentar negócios locais e associar as marcas a apelidos tradicionais, indicando, logo de cara, sua origem e sede. Além disso, claro, a introdução de domínios exclusivos aumenta o rol de possibilidades de registro, facilitando que empresas e usuários finais obtenham as URLs que desejam, com o nome exato de seus negócios, por exemplo.

Os nomes utilizados foram selecionados em consulta popular, que, inclusive, ainda está no ar para as cidades nas quais o domínio exclusivo ainda não foi definido. A ideia é que a própria população escolha os nomes a serem utilizados, de acordo com as próprias preferências. A popularidade dos municípios também serve como critério para prioridade, com os locais mais votados recebendo as URLs personalizadas primeiro.

A ideia do NIC.br é fazer com que todas as cidades com mais de 500 mil habitantes tenham seus próprios domínios. Ao todo, são 43 municípios e, para participar, os usuários devem não apenas indicar a URL desejada, mas também justificar a escolha. Podem votar brasileiros com mais de 12 anos de idade, que não precisam nem mesmo residir na cidade selecionada.

Entre as cidades com mais contribuições, que devem ser as próximas a serem escolhidas, estão Belo Horizonte (bhz.br), Rio de Janeiro (rio.br), Salvador (ssa.br), São Paulo (sampa.br) e Curitiba (cwb.br). A consulta pública não tem data para ser encerrada.

Fonte: NIC.br

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome