Já é possível abrir uma conta corrente apenas com uma selfie

Por Redação | em 06.09.2016 às 15h00

Selfies

Aqui no Brasil já é possível abrir uma conta corrente sem sair de casa, usando apenas o seu celular. Mas no Reino Unido, as coisas são ainda mais fáceis, já que os usuários podem se tornar correntistas apenas tirando uma selfie.

Esse é o caso do HSBC, que passou a adotar o método como uma das formas viáveis para a abertura de novas contas. De acordo com a instituição bancária, os potenciais clientes são convidados a fazer um autorretrato e, após o envio da imagem, basta preencher alguns dados básicos para concluir o processo.

A novidade, além de simples, deve aumentar o número de contas abertas no HSBC via internet, já que cerca de metade das novas contas são abertas online - para efeito de comparação, isso não chegava a 10% em 2013. "Através da simplificação do processo de verificação de identidade, nós vamos ser capazes de poupar tempo de nossos clientes empresariais e de abrir contas mais rápido", disse o líder de proposições globais do HSBC para bancos comerciais Richard Davies.

Fora facilitar a abertura de contas, o banco quer simplificar a identificação de seus atuais correntistas, que também poderão usar selfies para saques e depósitos. A entidade explica que isso é possível graças a um software de reconhecimento facial oferecido pelo banco que estará disponível para aparelhos com sistema Android e iOS. E para evitar fraudes, a instituição vai exigir o envio de uma foto oficial, seja ela de passaporte, identidade ou carteira de motorista.

"Esperamos que a conveniência e a velocidade da selfie se transformem em uma alternativa de método de verificação para os nossos clientes, que não precisam mais ir até uma agência bancária", completou o executivo. Vale lembrar que o HSBC já utiliza biometria em suas plataformas, incluindo leitura de impressão digital e reconhecimento de voz.

Esta não é a primeira vez que as selfies serão usadas para transações financeiras. Em fevereiro deste ano, a empresa americana de cartões MasterCard anunciou uma tecnologia para verificação de identidade via autorretratos. O software tem previsão de lançamento agora no segundo semestre para diversos países, entre eles Estados Unidos, Canadá, Espanha, Bélgica, França, Itália, Alemanha, Noruega, Suíça, Suécia, Finlândia e Dinamarca.

Fonte: Independent

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome