Governo dos EUA deixará de controlar a distribuição de domínios de internet

Por Redação | em 19.08.2016 às 13h19

Dom

A partir do dia 1º de outubro, o controle na distribuição de domínios da internet sairá das mãos do governo norte-americano e passará a ser controlado por uma entidade sem fins lucrativos que possui representantes de diversos países.

Esta privatização já vem sendo ensaiada há algum tempo e tem o apoio de entidades estrangeiras ligadas à tecnologia, que queriam que a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), o órgão mundial responsável por estabelecer regras do uso da Internet, fosse administrado de forma mais plural.

Apesar da novidade, não haverá nenhuma mudança direta na forma de funcionamento da internet. O governo dos Estados Unidos se disse confortável com a mudança, pois considera o setor privado da internet suficientemente "maduro" para cuidar disto.

Por quase vinte anos, a ICANN tinha os Estados Unidos como forte controlador dos nomes dos domínios. Mas agora, depois de muita pressão, isso finalmente vai mudar. Você pode entender melhor o funcionamento desses "bastidores" da internet em nossa entrevista com Daniel Fink, gerente de relacionamento da ICANN para o Brasil.

Fonte: The Next Web

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome