Google e Facebook criam recurso para bloquear automaticamente vídeos violentos

Por Redação | em 24.06.2016 às 23h28

terrorista

A fim de coibir a divulgação de vídeos com conteúdo considerado agressivo ou extremista (como os de grupos de terroristas) na internet, o Facebook e o Google estão, sem alardes, trabalhando em uma tecnologia que faça o bloqueio automático de vídeos com teor violento. A informação foi revelada por fontes anônimas da agência Reuters na noite de sexta-feira (24), que contaram também que a iniciativa surgiu por conta da atual necessidade de remover e bloquear rapidamente materiais divulgados pelo Estado Islâmico, entre outros grupos do tipo.

Essa tecnologia já havia sido desenvolvida para identificar e deletar conteúdos protegidos por direitos autorais, e a ideia é ampliá-la para os conteúdos extremistas. Por exemplo, ao tentar fazer o upload de um vídeo cujo artista não autoriza a divulgação de suas músicas no YouTube, a ferramenta quase que instantaneamente removerá o conteúdo, informando que o upload infringiu os direitos daquele artista.

Então, quando implementada, a tecnologia será capaz não somente de remover os vídeos originalmente postados pelos grupos terroristas, como também impedir que outros usuários repitam o upload daquele mesmo conteúdo já barrado, como acontece aos montes hoje em dia.

Contudo, as companhias ainda não confirmaram se essa informação está correta, já que não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto. Mas, de acordo com as fontes, as empresas estão mantendo silêncio a respeito para que os grupos terroristas não tenham tempo hábil de aprender a manipular o sistema de censura antes mesmo de sua implementação.

Fonte: Reuters

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome