Facebook construirá novas redes para trazer conexão para áreas rurais

Por Redação | em 10.02.2016 às 17h16

Redes

Em um esforço para conectar áreas de baixa renda, o Facebook começou a desenvolver um novo tipo de rede de dados que utiliza bandas de ondas milimétricas. A tecnologia é similar à que é utilizada pela startup Starry. Ela pretende entregar conexões de internet sem a necessidade da construção de uma grande e extensa infra-estrutura.

O Facebook detém duas patentes que descrevem uma "rede de dados de próxima geração". A empresa confirmou que está pesquisando um serviço de ondas de internet milimétrico. "Este trabalho é parte do Laboratório de Conectividade que dá suporte aà missão do Internet.org — conectar os quatro bilhões de pessoas que não possuem acesso à internet".

Será interessante ver onde o Facebook pode chegar com sua tecnologia, sem entrar em conflito com as ideias da Starry de expandir a conexão de internet em áreas remotas. Além das novas redes, o Facebook tem trabalhado de outras formas para conectar populações que moram em áreas isoladas. A empresa utilizará satélites para fornecer conectividade em regiões na África até o final deste ano e também já realizou diversos projetos e testes com o uso de drones gigantes.

Apesar dos avanços, o Internet.org, que tem como objetivo levar internet para regiões remotas, está enfrentando diversos problemas em alguns países. Recentemente o serviço foi proibido na Índia por violações de privacidade. Mesmo assim, o Facebook garantiu que vai continuar com os "esforços para eliminar barreiras e prosseguir com um caminho mais fácil para a internet e as oportunidades que ela traz".

Via The Next Web

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome