Coreia do Norte bloqueia oficialmente Facebook, YouTube e Twitter

Por Redação | em 01.04.2016 às 12h27

Bandeira Coreia do Norte

O Ministério dos Correios e Telecomunicações da Coreia do Norte anunciou oficialmente que bloqueará o Facebook, Twitter, YouTube e outros sites pertencentes a Coreia do Sul em uma tentativa de controlar ainda mais o acesso à informações que chegam ao país. O órgão norte-coreano já notificou o principal fornecedor de serviço móvel do país, o Koryolink, e outros serviços locais que fornecem internet para a população.

Os poucos norte-coreanos que têm acesso à internet serão ainda mais limitados a acessar sites e outras informações fora da rede estabelecida pelo governo. As novas restrições dificultarão ainda mais as atividades de turistas ou estrangeiros que querem postar informações em tempo real sobre o que acontece no país. Os sites estarão bloqueados "por um certo período de tempo". Sendo assim, não há qualquer previsão se o governo devolverá o acesso em algum momento.

Tanto o Facebook como o Twitter já tinham sido bloqueados informalmente há meses. O anúncio oficial também ressalta bloqueios a jogos de azar e sites de conteúdo adulto. Segundo o comunicado, qualquer um que tente contornar o bloqueio ou que acesse sites de forma imprópria estará sujeito a punição sob a lei norte-coreana. As novas restrições são similares às medidas de censura utilizadas na China, que possui um grande firewall de bloqueio administrado pelo governo chinês.

Estima-se que mais de 2 milhões de norte-coreanos utilizem telefones celulares. Apenas poucos conseguem acesso à internet, algo limitado aos funcionários, técnicos ou outras pessoas que tenham permissão prévia do governo. No ano de 2013, a Coreia do Norte decidiu permitir que os estrangeiros que visitassem o país pudessem utilizar a rede 3G do país somente com um cartão SIM da operadora móvel Koryolink.

Fonte: AP

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome