Google divulga servidores mais ecológicos para projeto em parceria com Facebook

Por Redação | em 05.08.2016 às 18h39

Data center Facebook

Os resultados da união inusitada de forças entre os rivais Google e Facebook, anunciada em março, já estão aparecendo. O Google divulgou, nesta quinta-feira (4), sua primeira contribuição para o Open Compute Project do Facebook. O Open Rack 2.0 é um rack estreito de 48V que se encaixa melhor em data centers, economizando energia e espaço físico.

O novo projeto é similar ao que o Google vem utilizando desde 2010 e, segundo a empresa, economizou milhões de dólares e kWh em comparação aos sistemas de 12V. As especificações incluem componentes reciclados, baterias reserva e retificadores de conversão de energia de alta eficiência.

Embora não seja especificamente desenvolvida para o projeto Open Rack, toda a plataforma vem sido trabalhada ao longo dos anos com parceiros para a construção de hardware com componentes de marcas como Qualcomm e Cisco.

A gigante das buscas afirma que o Open Rack 2.0 está pronto para uso para aqueles que querem oferecer servidores mais eficientes. O projeto será apresentado na conferência OCP Workshop, que acontece no dia 10 de agosto na Universidade de New Hampshire e contará com nomes de peso como Microsoft, IBM e Intel, além do Facebook. Se a tecnologia for aceita pelas empresas durante o evento, ela será inserida no projeto OCP, pressionando outras companhias tech a adotarem.

Fonte Engadget

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome