Cabo submarino Brasil-Europa pode levar internet a Fernando de Noronha

Por Redação | em 04.05.2016 às 09h36

cabo submarino

No início desta semana, os presidentes da Telebras, Jorge Bittar, e da EllaLink, João Pedro Flecha de Lima, se reuniram para fazer uma proposta ao governo de Pernambuco para que a ilha de Fernando de Noronha possa se beneficiar do cabo submarino que conectará Brasil e Europa. O cabo, que passará a cerca de 60 km da ilha, aumentará a oferta de internet em território brasileiro e pode beneficiar a ilha pernambucana, sendo necessário realizar apenas uma extensão para que a rede chegue até lá.

A proposta visa promover "maior integração e unidade nos assuntos culturais, sociais, científicos, econômicos e políticos de seus povos, priorizando o diálogo político, as políticas sociais, educação, infraestrutura, entre outros, para eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar a inclusão social, e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento dessa área geoestratégica", de acordo com as empresas envolvidas no empreendimento.

Atualmente, a conexão direta do Brasil com a Europa acontece através de um único cabo, lançado há quase 20 anos. Para a construção do novo cabo, serão investidos aproximadamente US$ 185 milhões. A previsão é de que em 2017 ele comece a operar com uma capacidade total de 30 terabits por segundo, com operação inicial de 500 gigabits.

Caso crie a extensão para se aproveitar da estrutura, a ilha passará a contar com maior capacidade de tráfego, menor latência, redução de custos e melhor oferta de internet - algo extremamente atraente para os setores de saúde, computação em nuvem e mercado financeiro. A iniciativa também deve ajudar na troca de informações educacionais, ajudando escolas, universidades e outras instituições, que poderão realizar um intercâmbio de conhecimento.

Via IP News

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome