Lytro Cinema quer revolucionar a fotografia nos filmes

Por Redação | em 13.04.2016 às 18h50

A Lytro, empresa norte-americana especializada em câmeras de alta performance, anunciou esta semana o Lytro Cinema, um equipamento all-in-one que inclui a tecnologia de campo de luz (light field video) da empresa em câmeras para cinema e TV.

Segundo a startup, a tecnologia proprietária de suas câmeras é capaz de misturar imagens live-action com efeitos de computação gráfica praticamente em tempo real, reduzindo o trabalho de pós-produção para a realização destes efeitos.

O lançamento da Lytro Cinema representa um salto da companhia rumo ao mercado de produção de conteúdo, diferentemente dos outros produtos da marca, que são voltados ao consumidor final e efeitos mais simples. Só para ter uma ideia, o sensor da câmera é capaz de captar 755 megapixels em RAW, com até 300 frames por segundo.

A nova câmera leva a tecnologia de campo de luz da empresa a um novo nível. O produto permite aos diretores de fotografia modelar no equipamento cada ponto de luz por frame capturado, podendo editar desde a iluminação até o foco e campo de profundidade do take, isolando ou realçando qualquer ponto na imagem.

O que isso significa? Segundo a fabricante, o produto pode significar o fim da necessidade do fundo verde para a inserção de efeitos visuais nos filmes. Além da câmera, o kit da Lytro Cinema inclui softwares de edição e servidores para processamento e armazenamento.

"A Lytro Cinema desafia a física tradicional de captura de imagens no set, permitindo a cineastas filmar takes que eram impossíveis até hoje", afirmou Jon Karafin, head de light field video da Lytro.

De acordo com Karafin, a riqueza de dados nas imagens capturadas pela câmera abre caminho para controles criativos de câmera, podendo criar variações para decisões feitas no set, como movimentos no take ou iluminação das cenas.

O lançamento da Cinema é mais um sinal de uma guinada da Lytro para longe do segmento de consumidor, que não recebeu de braços abertos a Illum, primeiro produto da companhia, lançado em 2014. Em novembro do ano passado, a companhia apresentou a Immerge, câmera focada em vídeos de realidade virtual.

Fonte: The Verge

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome