Exército americano revela robô projetado para executar tarefas de alta precisão

Por Redação | em 11.05.2016 às 20h50

Robô do Exército

O Exército dos Estados Unidos apresentou um novo robô que pode realizar tarefas minimalistas e delicadas com praticamente a mesma precisão dos seres humanos. O HDMS 551s1, fabricado pela empresa de robótica Resquared, foi desenvolvido para executar tarefas de precisão, algo que muitos dos projetos de robótica não realizam.

O HDMS 551s1 é controlado por um humano e possui dois braços que são equipados com duas pinças, que por sua vez funcionam como dois dedos. Além disso, seus sistemas motores precisos permitem que o operador utilize o robô para realizar todos os tipos de manipulação, mesmo as mais detalhistas. O robô pode, por exemplo, abrir garrafas e empilhar brinquedos pequenos, como é possível ver no vídeo abaixo.

O projeto da Resquared será utilizado pelo exército norte-americano para destruição de material explosivo, já que este trabalho requer um alto grau de precisão. O HDMS 551s1 substituirá soldados especializados em desarmes de bombas, evitando que coloquem suas vidas em risco. Além disso, o robô poderá futuramente contar com sensores que auxiliem na descoberta de minas e na realização de outros tarefas de perigo para os soldados.

Além do HDMS 551s1, a Resquared também está desenvolvendo projetos de robótica na saúde, incluindo um braço mecânico que ajuda pacientes com deficiências motoras e braços mecânicos para ajudar na locomoção e no transporte de pacientes em hospitais e consultórios médicos, otimizando o trabalho de enfermeiros.

Via CNET

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome