Diretor do FBI recomenda cobrir webcam com fita adesiva

Por Redação | em 15.09.2016 às 16h05

Notebook camera

Depois do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, mostrar que é gente como a gente e também cobre a câmera do seu notebook com uma fita adesiva, agora é a vez do diretor do FBI, James Comey, falar sobre essa pequena – porém preciosa – dica de segurança.

Durante uma conferência, Comey disse que cobrir a webcam dos computadores é uma prática muito comum em diversos escritórios e departamentos do governo norte-americano. A ideia é evitar que pessoas não autorizadas (mais conhecidas como hackers) usem o recurso para espionar os funcionários federais.

Apesar de parecer algo muito simples e até mesmo paranoico, essa atitude recomendada pelo diretor do FBI pode evitar que alguém acesse sua webcam e consiga imagens íntimas sem o seu consentimento ou conhecimento.

Por mais que esse tipo de invasão pareça algo distante, essa é uma preocupação real. No ano passado, por exemplo, hackers invadiram a webcam de diversas mulheres e publicaram sua intimidade no YouTube. Eles utilizaram trojans de acesso remoto para invadir as máquinas das vítimas e controlar suas câmeras sem que elas percebessem.

Até mesmo Edward Snowden já falou sobre o assunto em 2014, quando documentos revelados por ele revelaram que a GCHQ, a agência de vigilância britânica, realizou um trabalho de coleta de imagens de webcams a partir da ferramenta de chat com vídeo do Yahoo!. A operação, que aconteceu entre 2008 e 2010, foi responsável pela captura de 1,8 milhão de registros que, mais tarde, foram combinados com um banco de dados de fotografias de indivíduos com ficha criminal.

Portanto, por via das dúvidas, siga o exemplo do diretor do FBI e de Zuckerberg e bloqueie a sua webcam o quanto antes.

Via Digital Trends

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome