Ataque hacker tira sites do governo de Sergipe do ar nesta sexta-feira (19)

Por Redação | em 19.05.2017 às 14h30

Hacker

Na manhã desta sexta-feira (19), uma série de sites do governo de Sergipe ficou fora do ar por conta de um ataque hacker. A invasão foi identificada por volta das 7h pela Emgetis, Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação, que continua trabalhando para garantir a segurança das informações oficiais e neutralizar a ameaça.

De acordo com as divulgações, os sites da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Estado da Casa Civil, Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) foram afetados.

Segundo a Emgetis, o ciberataque não tem relação com as ameaças que circularam por todo o mundo na última semana. Leia o comunicado da companhia na íntegra.

A equipe técnica da Emgetis identificou na manhã de hoje, 19, uma invasão a alguns sites do Governo de Sergipe e está trabalhando no processo de identificação da vulnerabilidade e na correção das mesmas. As páginas foram tiradas “do ar” pela própria equipe técnica, após o conhecimento da invasão para que todas as informações fossem bloqueadas. A retirada do acesso das páginas é um procedimento padrão para que não ocorram danos ao conteúdo dos sites.

Sobre os ataques em rede mundial, que ocorreram na semana passada, o analista de suporte da Emgetis, Danilo Souza, explica que nada tem a ver com a situação de hoje. “O ataque que ocorreu na semana passada foi do tipo de sequestro de dados, onde os invasores bloqueiam os dados do usuário mediante pagamento de resgate. O que ocorreu hoje, nos sites do Governo, foi uma deformação da página inicial de alguns sites sem mais prejuízos”, explica Danilo.

Fonte: G1

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome