Obama quer levar pessoas a Marte até 2030 com ajuda de empresas privadas

Por Redação | em 11.10.2016 às 14h20

Marte

Além de refletir sobre como foram seus dois mandatos como presidente dos Estados Unidos e o legado que ele vai deixar à nação, Barack Obama também está de olho no futuro e isso inclui uma questão que intriga muitas pessoas: até onde é possível realizar viagens espaciais a outros planetas?

Em um artigo publicado na CNN nesta terça-feira, 11, Obama estabeleceu uma meta ambiciosa para os Estados Unidos: "enviar seres humanos a Marte por volta de 2030 e devolvê-los com segurança à Terra." Para atingir tal objetivo, Obama afirma que é preciso continuar a cooperação entre o governo e a iniciativa privada, que já está em andamento.

A medida ajudará as empresas a ganhar a experiência e capacidade para criar suas próprias estações espaciais privadas, desvinculadas à Estação Espacial Internacional ISS, na sigla em inglês). A ISS se prepara para se aposentar em 2024, mas, antes que a NASA a abandone, a agência espacial quer deixar o laboratório em órbita nas mãos de algumas empresas privadas. Nos próximos dois anos, por exemplo, a SpaceX, de Elon Musk, e a Boeing, foram escolhidas para enviar astronautas à ISS.

"Nós ainda vamos olhar para as estrelas maravilhados, como seres humanos têm feito desde o início dos tempos. Mas, em vez de aguardar ansiosamente o retorno de nossos intrépidos exploradores, vamos saber que por causa das escolhas que fazemos agora, eles foram para o espaço não só para visitar, mas para ficar e ao fazer isso, tornar nossa vida melhor aqui na Terra”, escreveu.

As preocupações de Obama e as novas iniciativas da NASA vem em um momento crítico para o programa espacial dos Estados Unidos. O país está apenas algumas semanas de distância da eleição de um novo presidente, que terá o poder de mudar completamente a direção de NASA. Vamos aguardar os próximos capítulos.


Fonte: Daily Dot

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome