Governo quer implementar TV Digital em 4K no Brasil até 2020

Por Redação | em 05.09.2016 às 18h03

TV 4K

O governo mal implementou o sinal digital no Brasil e já pensa em como fará com o 4K. Pelo menos essa é a constatação de um discurso do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que afirmou recentemente os planos para levar a tecnologia de ultrarresolução aos lares brasileiros.

"Esperamos que em 2020 tenhamos dado os primeiros passos para levar aos usuários esse sistema", disse o ministro durante a cerimônia de abertura oficial da Set Expo, no Expo Center Norte, reunindo o 28º Congresso Set e a Feira de Negócios e Serviços Set, sobre inovações e mudanças no segmento da industria de broadcast e novas mídias.

No evento estavam presentes, entre outros convidados, o ex-ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Hélio Costa, que foi homenageado por sua atuação durante o processo de adoção do padrão ISDB, tecnologia japonesa para implantação da TV Digital no Brasil.

Kassab não deu detalhes de como o governo pretende desenvolver o projeto, mas o ministro sugeriu que o sistema usado no Japão será tomado como modelo. De acordo com ele, representantes dos governos brasileiros e japonês têm feito contatos com autoridades colombianas sobre a possibilidade de adesão, sempre respeitando a decisão daquele país, que optou pelo sistema europeu. O sistema já tem sido adotado em toda a América Latina, com exceção da Colômbia e Suriname.

Sinal digital

Embora o 4K já esteja em discussão entre os governantes brasileiros, o foco atual é o desligamento do sinal analógico em prol da TV Digital. Foram inúmeros atrasos, mas a ideia é que o "switch off" – termo em inglês para descrever o desligamento – seja concluído em todo o país até 31 de dezembro de 2018. O processo já está em vigor, com 349 cidades programadas para ter o sinal analógico desligado até o ano que vem.

No vídeo abaixo explicamos as diferenças entre o sinal analógico e o sinal digital, e o que mudará daqui para frente com o novo sistema de TV:

Fonte: Agência Brasil

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome