Defesa Civil vai enviar alertas de desastres naturais via SMS

Por Redação | em 24.01.2017 às 14h48 - atualizado em 24.01.2017 às 15h14

Enchente

Até o final de 2017, a população vai contar com um novo sistema de alerta sobre riscos de desastres naturais em municípios brasileiros, como inundações alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Defesa Civil, mas contará também com o trabalho das operadoras de telecomunicações para enviar mensagens de texto via SMS em caso de iminência de desastres naturais. Os alertas serão enviados pelo Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios.

Inicialmente, o projeto piloto será ativado em 20 municípios de Santa Catarina, onde moram cerca de 500 mil habitantes. Estas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

A partir do próximo dia 1º de fevereiro, os usuários de telefonia móvel que moram nas cidades selecionadas vão receber uma mensagem convocando para adesão ao projeto piloto: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse". Outros meios de comunicação também serão usados para divulgar o cadastramento. Os SMS começarão a ser enviados em caso de alertas de desastres naturais a partir de 07 de fevereiro.

Após o período de testes, que terá duração de quatro meses, o serviço será avaliado durante 65 dias e, enfim, se estenderá para outros municípios do Brasil em julho. Os alertas são gratuitos e serão disponibilizados para todos os usuários cadastrados pelas operadoras. O recebimento das mensagens é opcional.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome