Inteligência artificial do Google vence jogador profissional de Go por 4 a 1

Por Redação | em 15.03.2016 às 10h50

Alpha Go X Lee Sedol

Deu a lógica, mas nem tanto. Nesta terça-feira (15), na Coreia do Sul, o Google encerrou sua rodada de testes da inteligência artificial AlphaGo, que estava disputando partidas do tradicional jogo de tabuleiro Go com o campeão Lee Sedol. O resultado final foi de 4 a 1 para a máquina, sendo que a única vitória humana, em dado momento, parecia improvável.

A inteligência artificial é um dos projetos de uma subsidiária do Google chamada DeepMind e já havia vencido as três primeiras partidas de um total de cinco desde a última semana. Isso impediu que Lee levasse para casa o prêmio de US$ 1 milhão que estava prometido caso vencesse, mas, mesmo assim, o torneio continuou adiante como prova de que a AlphaGo não apenas funciona como também acaba aprendendo com o comportamento do oponente.

Foi justamente essa capacidade de aprendizado que levou à lavada e também à única vitória humana. A noção era de que a AlphaGo estava ganhando mais fácil a cada partida, dando menos espaço para as jogadas de Lee a cada vez que a dupla se enfrentava. Ainda assim, o intelecto do campeão mostrou que ele não estava em Seul para brincadeira e ganhou pelo menos uma das rodadas contra o que citou ser o oponente mais formidável que já enfrentou em sua carreira.

A vitória por 4 a 1 confirma a previsão de Lee, só que ao contrário. Antes do confronto, o campeão afirmou que seria fácil vencer a máquina de lavada, sem deixar que ela ganhasse nenhuma partida, ou, no máximo, uma. As declarações feitas após os jogos, entretanto, contavam uma história diferente e, na segunda etapa, o profissional chegou a afirmar que não esteve em vantagem em momento algum.

O feito da DeepMind marca a primeira vez que uma inteligência artificial vence um jogador profissional em um jogo que não envolve cálculos matemáticos e força bruta, como é o caso do xadrez, campo em que o computador Deep Blue venceu Garry Kasparov em 1997. O Go é um jogo de estratégia em que os oponentes posicionam pedrinhas em um tabuleiro de grades com o objetivo de conquistar territórios e as peças do adversário. São tantas variáveis que a tradição chinesa afirma que nunca na história existiu uma partida igual a outra.

Fonte: Venture Beat

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome