Google unificará Chrome OS e Android em um novo sistema operacional

Por Redação | em 30.10.2015 às 09h26

Google Chrome

A partir de 2017, o Chrome OS, sistema operacional dos computadores do Google, será integrado com o Android, sistema da gigante das buscas para dispositivos móveis. A informação saiu no Wall Street Journal nesta quinta-feira (29).

Segundo a publicação, a mudança acontecerá por conta da grande popularidade que o Android conquistou nos últimos tempos, não compensando manter sistemas paralelos nos diferentes dispositivos. Combinar os dois sistemas significa que o Android, até então encontrado somente em smartphones e tablets, passará a rodar também em desktops e notebooks. A integração exigirá mudanças significativas, como a adaptação da Play Store ao novo sistema e adequação de apps que atualmente só funcionam no Robô Verde.

Em contato com um porta-voz do Google, o Verge obteve a confirmação de que uma versão demo do novo sistema será exibida ao público ainda no ano que vem durante o Google I/O 2016, evento voltado para desenvolvedores que acontece em junho, o que deverá gerar bastante expectativa quanto ao lançamento em 2017. Sundar Pichai, atual CEO do Google, vem tentando aproximar o Chrome OS e o Android nos últimos dois anos como parte dos esforços da gigante para reduzir o número de plataformas independentes, unificando e organizando melhor suas ferramentas. 

A nova versão do Android deverá funcionar tanto em computadores quanto em tablets e smartphones, e, segundo as mesmas fontes, o Chromebook terá seu nome modificado. Apesar dessa confirmação, ainda não se sabe como o notebook será chamado após a mudança. Já o Chrome, o navegador do Google, não será afetado. 

Embora a informação venha de dois veículos de confiança, até o momento o Google não se pronunciou oficialmente a respeito da novidade que impactará todos os usuários dos sistemas operacionais.

Fonte: The Wall Street Journal, The Verge

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome