Google pode lançar app de mensagens para concorrer com o Facebook Messenger

Por Redação | em 23.12.2015 às 11h00

Aplicativo de mensagens

De acordo com o Wall Street Journal, o Google está desenvolvendo um novo serviço de mensagens instantâneas com inteligência artificial para que os usuários possam obter respostas e realizar consultas de pesquisa. Os detalhes sobre o serviço são escassos, mas o aplicativo poderia desempenhar um papel significativo dentro da empresa e no mercado.

A empresa norte-americana possui serviços de chat como o Hangouts e o Messenger, que estão muito longe de liderar o mercado. O primeiro, mesmo diante de grandes atualizações promovidas pelo Google, acabou por ficar conhecido como um rival do Skype e nunca rivalizou com força diante do Facebook Messenger e do Whatsapp. O segundo trata-se de um aplicativo antigo no mercado e que acabou sendo deixado de lado pela empresa.

As informações revelam que o Google está trabalhando neste novo projeto há cerca de um ano. Em outubro, a empresa tentou comprar a 200 Labs Inc., que desenvolve os chatbots (serviços de mensagens com inteligência artificial), mas as negociações não avançaram.

O Google não é a primeira empresa de tecnologia a integrar a inteligência artificial em seu serviço de mensagens. O Facebook também está trabalhando em um assistente baseado em AI chamado de "M", que seria integrado ao aplicativo Messenger. Embora o "M" dependa de uma combinação entre inteligência artificial e controle humano, ele já se encontra em fase experimental e provavelmente irá ganhar mais usuários em breve.

O Google está dedicando muito esforço nesta nova ferramenta porque teme perder espaço de destaque no mercado de buscas. A possibilidade de um software concorrente realizar pesquisas para os usuários poderia diminuir o acesso ao buscador, um dos principais serviços da empresa. Embora o Google não tenha tido muito sucesso com suas tentativas de desenvolver serviços sociais que sejam atraentes e dominem o mercado, a aposta é que a nova plataforma de mensagens chegue para incomodar os concorrentes.

Fonte: The Wall Street Journal

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome