Google oferece recurso de avisos públicos de emergência no Brasil

Por Redação | em 22.07.2016 às 15h35

Avisos Públicos do Google

O Google é o buscador mais usado do mundo e conta com uma série de recursos especiais, como a possibilidade de converter moedas e medidas, saber o resultado de uma partida de futebol ou consultar informações climáticas, tudo diretamente da tela do buscador. Agora, ao pesquisar sobre o clima, você também receberá alertas sobre possíveis eventos meteorológicos que podem colocar a sua segurança em risco.

Isso porque a companhia acaba de lançar no Brasil a sua função de Avisos Públicos, que nada mais são do que alertas sobre possíveis eventos catastróficos, como tempestades, inundações, alagamentos, baixa umidade e geadas, entre outros. Além do buscador, os alertas também serão exibidos no Google Maps e no Google Now.

“Em situações de crise, é crucial localizar informações sobre como lidar com essas emergências de forma rápida e efetiva”, registra a gerente de parcerias de produtos do Google Brasil, Juliana Rezende, no blog oficial da empresa. “Por essa razão, estamos lançando o serviço de Avisos Públicos, uma plataforma online que informa a população sobre a ocorrência de eventos meteorológicos.”

Avisos Públicos do Google

Parceria

A implementação do recurso no Brasil só é possível graças a uma parceria do Google com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) sob a coordenação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligado ao Ministério da Integração Nacional.

Estes órgãos serão responsáveis por fornecer os dados para o Google, que vai repassá-los ao público. Em suma, os serviços da gigante da web funcionarão como canais pelos quais os especialistas em clima do Governo Federal vão se comunicar com a população. Com a novidade, o Brasil se torna o 13º país a receber o serviço Google de Avisos Públicos — ele já está disponível em Austrália, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Índia, Indonésia, Japão, México, Nova Zelândia e Taiwan.

Fonte: Google Brasil

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome