Google lança serviço de localização de emergência para Android

Por Redação | em 26.07.2016 às 07h49

Prédio do Google

Não é novidade que quando os serviços de emergência recebem uma chamada é necessário que eles saibam a localização do solicitante para enviar ajuda. Atualmente, mais de 70% das chamadas para esses serviços vêm de dispositivos móveis, mas localizar essas demandas pode ser um grande problema, principalmente em situações graves.

Pensando em facilitar a vida do usuário e otimizar o trabalho prestado pelos órgãos de emergência, o Google lançou nesta segunda-feira (25) o "Serviço de Localização de Emergência", que já está disponível em smartphones Android a partir da versão 2.3 na Europa.

De acordo com o Google, a atualização do sistema operacional faz com que o aparelho seja automaticamente capaz de enviar os dados de localização do proprietário - tudo isso com base em informações via Wi-Fi, GPS e de torres de telefonia celular -, aos serviços de emergência assim que uma ligação for realizada. Com a novidade, que proporciona maior facilidade e agilidade na prestação de socorro, a estimativa é que os órgãos consigam salvar 10 mil vidas a mais por ano.

Sobre questões de segurança, a gigante da tecnologia ressaltou que o recurso foi desenvolvido para trabalhar de forma automática, e que, portanto, visando a privacidade de seus usuários, os dados de localização não poderão ser acessados pelo Google ou qualquer outra instituição. 

Por enquanto a ferramenta está em funcionamento apenas no Reino Unido e na Estônia, mas a ideia do Google é disponibilizá-lo em outros países em breve. Acompanhe as novidades no Canaltech para saber mais sobre o assunto.

Fonte: PhoneArena

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome