Google lança programa gratuito para desenvolvimento de inteligência artificial

Por Redação | em 12.11.2015 às 08h18

TensorFlow

O Google está disponibilizando de maneira gratuita seu software interno de desenvolvimento de inteligência artificial (IA). O objetivo é influenciar a forma como os profissionais desenvolvem, testam e rodam seus softwares de inteligência artificial. Segundo informou a empresa nesta semana, o nome do programa disponível gratuitamente é TensorFlow.

O software se baseia no mesmo sistema interno que o Google levou vários anos para aprimorar com o objetivo principal de apoiar seu software de IA e outros programas com matemática complexa. Atualmente, a inteligência artificial está ganhando espaço e já está presente em diversos serviços que utilizamos e é a base de produtos como os assistentes pessoais, como Google Now, Siri e Cortana. Ela também permite que o Facebook identifique automaticamente e marque os conteúdos das imagens carregadas para seus sistemas. Ou seja, há diversos campos que a inteligência artificial atua e irá atuar nos próximos anos.

Qualquer pessoa pode baixar o TensorFlow e modificar o software de desenvolvimento que sustenta o RankBrain, a parcela alimentadora de IA do mecanismo de busca da Google, e novos recursos, como sua ferramenta de e-mail Smart Reply, segundo informou o Google.

Companhias como Google, Microsoft e Facebook estão tentando de influenciar o desenvolvimento da IA e, para conseguirem isso, estão ampliando as equipes dos laboratórios de pesquisa, publicando trabalhos de pesquisa acadêmica, realizando apresentações em conferências e até mesmo dando palestras como convidados em universidades. As empresas apostam que, ao estarem abertas, poderão convencer acadêmicos com talento a trabalharem para elas e ao mesmo tempo conseguirão incentivar a comunidade de uma forma mais ampla.

O Google compartilhou o TensorFlow com um pequeno grupo de pessoas antes de torná-lo público. Christopher Manning, professor de Ciências da Computação da Universidade de Stanford, vem escrevendo, juntamente com estudantes, programas de IA utilizando o software gratuito do Google. Para ele o sistema pode realizar operações muito mais rápido que outras ferramentas. O fator principal que pode definir o sucesso ou fracasso do TensorFlow é o envolvimento do Google com a comunidade de código aberto que o adota. "Como pesquisador, uma ferramenta que te torna mais rápido é bastante atraente. Com base na evidência disponível para mim no momento, acho que ela será amplamente adotada", disse Manning.

Via Bloomberg

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome