Google iniciará entregas usando drones em 2017

Por Redação | em 03.11.2015 às 08h16

Google Project Wing

Em fase de testes desde o ano passado, o Project Wing, serviço de entregas via drones do Google, deve começar a operar em 2017. O anúncio foi feito por David Vos, líder do projeto, em uma convenção em Washington (Estados Unidos).

Vos também contou que a companhia está conversando com o Federal Aviation Administration (FAA), o correspondente à ANAC no Brasil, e demais órgãos que regulam o espaço aéreo norte-americano para que seja estabelecido um sistema de controle para os drones. A ideia é utilizar celulares e internet para coordenar os voos realizados em altitudes menores que 152 metros. “Acredito que podemos realizar muita coisa nos próximos três, seis ou doze meses e estamos contando com um forte apoio para fazer isso acontecer”, disse o executivo.

O vídeo a seguir mostra como será realizada uma entrega utilizando um drone do Project Wing:

Uma das preocupações dos órgãos diz respeito a possíveis choques dos drones com outras aeronaves. Para prevenir acidentes, seria necessário criar uma espécie de barreira invisível - chamada de “geofencing”, que estabelece uma “cerca” virtual ao redor de outros objetos voadores e de regiões com restrições de voos paralelos, como aeroportos, por exemplo. Para que isso seja possível, todos os drones deverão estar conectados à internet em um sistema unificado, o que será um tanto quanto trabalhoso para desenvolver. No entanto, Vos disse acreditar que o FAA permitirá que os drones do Google sobrevoem regiões bastante populosas em uma altura suficiente para não se chocarem com edifícios, porém não tão alto a ponto de encontrarem aviões pelo caminho.

Além do Google, outras importantes empresas também vêm desenvolvendo drones para realizar entregas para os consumidores, como a Amazon e o Walmart.

Fonte: Reuters

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome