Chrome Web Store exibe malwares em meio a extensões e põe segurança em risco

Por Redação | em 02.02.2016 às 11h43

Extensões Google Chrome

Usuários mais distraídos podem não notar, mas ao realizar uma busca na Chrome Web Store os primeiros resultados exibidos são aplicativos, alguns deles potencialmente maliciosos. Os apps apresentados podem enganar aqueles que buscam por extensões legítimas, uma vez que chamam mais atenção pelo seu posicionamento na parte superior da lista de resultados. 

Pessoas mal-intencionadas podem facilmente enganar usuários desavisados e levá-los à instalação de aplicativos falsos em vez das extensões que estão procurando. O site PC World listou algumas informações que podem ser preciosas para evitar cair em uma dessas armadilhas relacionadas à loja online de aplicativos do Google para o Google Chrome.

Você sempre verá aplicativos em primeiro lugar, mesmo se eles forem falsos

Suponhamos que você quer instalar uma extensão do navegador. Você abre o menu do Chrome, clica em "Mais Ferramentas", seleciona a opção "Extensões" e depois clica na opção "Obter mais extensões" na parte inferior da página. Você então será redirecionado para a Chrome Web Store – ou então você pode pular este processo e entrar diretamente na loja.

Independentemente do que digitar no campo de busca da loja, você sempre verá três aplicativos no topo dos resultados, antes de qualquer extensão. Apesar de algumas extensões serem mais relevantes e terem muito mais usuários do que qualquer um dos aplicativos, elas estarão sempre na quarta posição para baixo.

Chrome Web StoreExemplo de busca por extensões na Chrome Web Store (Imagem: Captura de tela / Canaltech)

Felizmente, os melhores resultados nem sempre são aplicativos enganosos ou maliciosos. Muitas vezes eles são aplicativos seguros, mas totalmente independentes, e você ainda tem que pular para o quarto lugar da lista para encontrar o que está procurando.

Google deve melhorar sua tecnologia de busca

O Google é uma empresa de buscas, portanto esperamos que ela seja um exemplo neste quesito. Mas o que vemos na Chrome Web Store é algo ineficiente e que deixa muito a desejar. Os resultados mais relevantes não aparecem em primeiro lugar e a busca sequer respeita a opção marcada inicialmente pelo usuário no formulário que indica o tipo de item que ela deseja encontrar.

É fácil entender por que a Chrome Web Store funciona desta maneira, uma vez que o Google realmente deseja alavancar sua plataforma de aplicativos para seu navegador. No entanto, apesar do esforço da companhia, os apps para o Chrome não decolaram. Apesar de existir uma série de apps úteis na loja, as pessoas ainda são mais apegadas às extensões. A gigante da web deveria parar e repensar a forma como lista seus resultados e passar a mostrar aquilo que é mais relevante e que o usuário realmente quer.

Via PC World

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome