Tecnologia usa Wi-Fi para enxergar através das paredes

Por Redação | em 30.10.2015 às 08h45

RF-Capture

Quando se fala em sinais Wi-Fi, a presença de paredes costuma ser um problema por bloquear a propagação do sinal. Mas foi justamente essa retenção por corpos sólidos que se tornou objeto de estudos para o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês), que agora apresenta uma tecnologia capaz de utilizar a frequência para enxergar através das paredes.

Por meio do Wi-Fi e utilizando sistemas avançados de processamento de imagens, o protótipo, chamado RF-Capture, é capaz de identificar pessoas, discerni-las de móveis e reconhecer movimentos feitos com a cabeça, mãos e pés. Além disso, ela é capaz de diferenciar um indivíduo de outro a partir de traços básicos de fisionomia, como a distância entre os ombros e altura, por exemplo.

Para que o sistema funcione bem, fotos do ambiente a ser analisado precisam ser tiradas antes que ele comece a funcionar, de forma que o RF-Capture seja capaz de reconhecer apenas os objetos alheios. A combinação destas informações “fixas” com outras que estejam circulando por uma sala, por exemplo, cria uma imagem que lembra muito a de câmeras térmicas e é o principal atributo que permite que a mágica aconteça.

Apesar de já ter seus resultados apresentados para o público, o MIT deixa claro que a tecnologia ainda está em fase experimental. Mesmo assim, desde já o instituto pensa em algumas aplicações possíveis, com boa parte delas sendo focadas em sistemas de vigilância ou na Internet das Coisas. Alguns desenvolvimentos ainda precisam ser feitos antes disso, como melhorar a detecção de posturas ou de objetos que estejam se movendo em alta velocidade.

Sensores que acompanham o interior de uma casa onde moram idosos, por exemplo, podem ser capazes de chamar uma ambulância automaticamente caso eles caiam no chão e não consigam se levantar. O mesmo vale, por exemplo, para crianças pequenas, com a tecnologia servindo como uma espécie de evolução das babás eletrônicas de hoje que utilizam sinais audiovisuais e requerem uma observação constante por parte dos pais.

Fonte: Business Insider

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome